Você está aqui: Página Inicial > Campus Jacobina > Institucional > Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne)

por Verusa Pinho de Sá publicado 02/05/2019 10h50, última modificação 27/05/2019 07h52

Em fase de estruturação, o setor consiste numa unidade organizacional de natureza consultiva e deliberativa, tendo por finalidade coordenar e executar a Política de Inclusão da Pessoa com Deficiência e/ou outras necessidades específicas.

Cabe ao NAPNE promover ações que possibilitem o acesso, a permanência e a conclusão do percurso acadêmico com êxito, realizando orientação, adaptando e adquirindo recursos pedagógicos, metodológicos e tecnológicos alternativos aos/às professores/as desses/as estudantes, a fim de favorecer o processo de ensino-aprendizagem do/a discente, a convivência com a diversidade e o desenvolvimento profissional.

Orientar a comunidade acadêmica e os familiares, bem como oferecer suporte para a implantação de medidas de acessibilidade, de forma a permitir o acesso aos vários espaços acadêmicos, buscando a quebra de barreiras arquitetônicas, educacionais, atitudinais e comunicativas, também integram as atribuições do Núcleo em questão.

Equipe de trabalho:

- Tradutoras e Intérpretes de Libras: Agda Medrado e Érica Lima

E-mail: agda.cortes@ifba.edu.br I erica.lima@ifba.edu.br

Horário de Atendimento: segunda a sexta, das 7h às 12h e das 14h às 17h (Agda) I segunda a sexta, das 7h às 12h e das 13h20 às 16h20 (Érica)

*Sujeito a alterações devido aos sábados letivos

- Transcritor de Braille: Herculano Nunes

E-mail: herculano.lourenco@ifba.edu.br

Horário de Atendimento: segunda a sexta, das 13h às 17h e das 18h às 22h

- Pedagoga: Eliene Sales

E-mail: eliene.sales@ifba.edu.br

Horário de Atendimento: quintas-feiras, das 15h às 18h

- Técnico em Assuntos Educacionais: Daniel Neves dos Santos Neto
E-mail: daniel.neto@ifba.edu.br

Horário de Atendimento: terças-feiras, das 13h às 17h

- prof. André Lima

E-mail: andre_lima@ifba.edu.br

Horário de Atendimento: segundas-feiras, das 10h40 às 12h20

Telefone do setor: (74) 3621-8731 I 8717

Destaques das ações e dos projetos em andamento

- Sinalização do campus em Braille e Libras;

- Elaboração de Planos Educacionais Individualizados;

- Implantação do Grupo de Estudos do NAPNE (GENAPNE);

- Atividades formativas e de sensibilização (Dia da Libras/24 de abril) e Setembro Azul.

Outras atividades poderão ser desenvolvidas sob demanda, no contexto da deficiência intelectual e do autismo, por exemplo, bem como no âmbito da dislexia, discalculia, déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), a fim de minimizar os possíveis transtornos de convívio e aprendizagem.

Projeto prevê organização de videoteca

Momento Libras - Vídeo 01 I Momento Libras - Vídeo 2 I Momento Libras - Vídeo 3

Estudantes da Licenciatura em Computação desenvolvem jogo e dicionário virtuais sobre Libras

Documentos e Legislação