Você está aqui: Página Inicial > Campus Jacobina > Institucional > O Campus
conteúdo

O Campus

por DGCOM publicado 07/03/2017 10h52, última modificação 24/01/2024 13h27
Histórico

lateral da fachada (direita) com serras ao fundo e jardim/portaria à esquerda

 

"Rodeada de serras majestosas,

dos Payayá herdamos Jacobina,

a mais linda terra entre as formosas,

na encosta da Chapada Diamantina..."

Trecho do Hino à Jacobina - Doracy Lemos

 

Campus

Situada no estado da Bahia, extremo norte da Chapada Diamantina, a cerca de 330 km de Salvador, a cidade de Jacobina tem mais de 80 mil habitantes. Rodeado por serras, lagoas, grutas, rios e cachoeiras, o município se destaca pelo potencial ambiental, com diversos atrativos voltados ao ecoturismo, bem como cultural, sendo palco de manifestações tradicionais e artísticas singulares. Com uma história diretamente ligada à atividade mineradora, Jacobina é também conhecida como a Cidade do Ouro.

É nesse lugar diferenciado que nasce o nosso campus. Fruto da segunda fase da expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Campus Jacobina do IFBA foi inaugurado simbolicamente em Brasília, no ano de 2010, começando seu funcionamento em 2011.

Atualmente, oferece os cursos técnicos integrados e subsequentes ao ensino médio de informática, eletromecânica e mineração, além da formação de meio ambiente, disponível na forma subsequente. Ainda dispõe da licenciatura em computação, seu primeiro curso de nível superior. Nosso campus também já ofertou cursos profissionalizantes de curta duração, bem como semipresenciais de nível técnico, com destaque para as formações em guia de turismo e informática. 

O IFBA

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA),  criado pela  Lei  nº  11.892/2008,  é resultado  das mudanças promovidas no antigo Centro Federal de  Educação  Tecnológica  da  Bahia  (Cefet-BA). Autarquia do Governo Federal, a instituição existe há mais de 100 anos, estabelecendo-se, em 1910, na capital baiana, como a primeira Escola de Aprendizes Artífices do país.

Ao longo de sua trajetória, recebeu distintas denominações, como Liceu Industrial de Salvador, em 1937; Escola Técnica de Salvador (ETS), em 1942; Escola Técnica Federal da Bahia (ETFBA), em 1965; Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (Cefet/BA), resultado da fusão entre o Centro de Educação Tecnológica da Bahia (Centec) e a ETFBA, em 1993, até chegar ao atual IFBA, em 2008.

Com a última transformação, o Instituto passa a ter características bem peculiares: equipara-se às universidades federais, atuando com a verticalização do ensino, da educação básica e profissional à superior, além de apresentar estrutura pluricurricular e multicampi. Hoje o IFBA está em mais de 20 cidades da Bahia, dentre elas, Jacobina.

Conheça mais sobre a história dessa instituição centenária neste vídeo e no Portal IFBA.