Comunicação e Audiovisual
Departamento de Comunicação e Audiovisual
Com a meta de realizar uma comunicação eficiente e eficaz, de forma didática, objetiva e transparente, o Departamento de Comunicação e Audiovisual do Campus Jacobina do IFBA contribui para a divulgação de informações de interesse público, tanto da comunidade acadêmica quanto da sociedade em geral, de maneira qualificada e credível.
Vale lembrar que o campo da Comunicação no IFBA passou por profissionalização na última década, tendo origem na antiga Coordenação do Cefet/BA. Com a transformação em Instituto Federal (2008), o referido setor se desmembrou em Diretoria de Gestão da Comunicação Institucional (DGCOM) e Divisão de Comunicação do Campus Salvador (Dicom). Em clima de expansão, identificou-se a necessidade de interiorizar a área, que passou a ter representantes em outras cidades baianas, incluindo Jacobina.
Dentre os desafios de produzir conteúdos em uma instituição pública e federal de ensino, está o fomento à prática da cidadania e o aperfeiçoamento da democracia. Entendemos que o Jornalismo, nesse sentido, deve prezar pela garantia da diversidade cultural, regional e étnica; pluralidade de ideias e dos fatos, objetos de cobertura do Decom, sempre de acordo com os preceitos éticos do exercício da profissão. Também buscamos estimular a participação da comunidade IFBA na elaboração dos textos, em especial, por meio de sugestões de pauta, realização de entrevistas e fotografias.
O intuito é alavancar a imagem institucional perante a sociedade, com base no tripé ensino-pesquisa-extensão, desenvolvendo uma comunicação integrada, ao lado dos profissionais que já realizam ações da área no Instituto como um todo. Articular os diferentes públicos da instituição, especialmente o interno (professores, técnicos administrativos, terceirizados, estudantes e estagiários), por meio de estratégias, ferramentas e ações comunicacionais, está entre as metas do setor, a fim de dar visibilidade ao campus, reforçando a qualidade da educação oferecida pelo IFBA.
Descrição das atividades:
- Alimentação do site institucional (notícias, banners, notas e comunicados, galeria de fotos e redes sociais), incluindo atualização dos conteúdos fixos/menus:
Todas as matérias divulgadas nos diferentes veículos institucionais, além do envio para a imprensa local/regional/nacional, utilizam como base as particularidades da linguagem jornalística, de acordo com suas normas, prezando pelo bom uso da língua portuguesa.
Quase diariamente nosso site é alimentado com notas, notícias ou grandes reportagens, especialmente quando há eventos institucionais, quando acompanhamos o “antes, durante e/ou depois”, publicando, além de texto, fotografias e vídeos. Ou seja, o menu Notícias se mantém atualizado com informações que reforçam a imagem positiva da nossa instituição diante dos públicos interno e externo.
- Envio periódico de releases para a imprensa, incluindo o Portal IFBA e MEC, bem como para a lista interna de servidores;
- Publicação de notas na lista interna (e-mail institucional):
Assuntos relacionados aos eventos institucionais ou de outros órgãos, mas que são de interesse dos nossos servidores, são enviados para a lista interna, ao lado de iniciativas e informes solicitados por setores do próprio campus (em especial a DG e Direção Administrativa), bem como matérias já divulgadas no site.
- Clipping:
Diariamente, a jornalista consulta uma lista de sites, a fim de acompanhar as publicações que citam o Campus Jacobina. O arquivo é identificado, analisado e arquivado, integrando controle interno, contendo print da matéria, separada por data e veículo. Essa rotina de trabalho dá origem ao arquivo semanal intitulado “Campus na Mídia”, enviado para a lista interna por meio do webmail institucional. O arquivo consiste em um resumo de todas as matérias que citam, direta ou indiretamente, nosso campus, de forma provocada (com base em releases produzidos pelo Núcleo de Jornalismo) ou espontânea.
- Bancos de Fontes e Imagens, Agenda de Contatos e Mailing;
- Boletim informativo eletrônico de periodicidade bi/trimensal, com os destaques das publicações do site;
- Alimentação e atualização do Mural Eletrônico (TV localizada no salão de entrada);
- Gerenciamento das redes sociais (Instagram/Youtube).
As redes ou mídias sociais se tornaram importantes ferramentas de comunicação, especialmente entre os jovens. Apesar de não ser o foco de atividades de um/a jornalista, mas sim de um/a relações públicas (RP), alimentamos o perfil no Instagram, substituindo o microblog Twitter e a Fanpage, devido ao baixo número de seguidores e interação, além da tendência cada vez mais imagética do internauta.
Os posts são a alma do relacionamento com o público, sendo organizados diariamente (exceto sábados, domingos e feriados). Ao lado de produções autorais, como as matérias jornalísticas, compartilhamos posts da Reitoria e do MEC/Conif (incluindo datas comemorativas, campanhas, seleções [Enem/Sisu/Encceja], entre outros).
Importante esclarecer que o gerenciamento das redes ultrapassa posts (geração de conteúdo). É preciso definir estratégias consistentes que apresentem conteúdo relevante, mantendo a regularidade adequada para garantir credibilidade. Mídias sociais pressupõem troca, retorno mútuo, por isso interagir com os cidadãos, respondendo aos questionamentos que, frequentemente, chegam via inbox, curtindo e comentando posts, são ações primordiais, contribuindo para tecer uma rede de relacionamento com linguagem adaptada ao segmento - pais e responsáveis, estudantes, professores, instituições parceiras... -, atuando, ainda, em casos de gerenciamento de crise (ex.: greve dos servidores; paralisações estudantis etc.).
- Na ausência de profissional formado em design gráfico, confeccionamos, elaboramos e atualizamos conteúdos para materiais acadêmico-institucionais, como o primeiro Manual do Estudante na versão digital. Também contribuímos pontualmente com ações de cerimonial, já que não dispomos desse profissional/setor no campus, auxiliando na construção de roteiros de formatura e na organização do evento, juntamente com o gabinete da Direção Geral, a Direção de Ensino, as coordenações de curso e comissões estudantis.
SOLICITAÇÕES
A orientação é formalizar os pedidos através dos contatos profissionais decom.jac@ifba.edu.br I decom.ifba@gmail.com, otimizando o atendimento das demandas.
Sobre prazos (IN nº 7 de 2023)
Redes Sociais: @ifba.jacobina WebTV IFBA - Jacobina
Guia de Eventos, Cerimonial e Protocolo
SOBRE A POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO DO IFBA
- Mais informações em https://portal.ifba.edu.br/dgcom
- Ao clicar nas imagens é possível ter acesso à leitura dinâmica dos conteúdos.
Jornalista: Verusa Pinho de Sá I Lattes
Ramal/WhatsApp: 74 3621-8727
E-mails: decom.jac@ifba.edu.br I decom.ifba@gmail.com