VI Semana de Inclusão e VII Setembro Surdo: Arte, Ciência e Tecnologia em foco

Com o tema “Arte, Ciência e Tecnologia na Perspectiva da Inclusão”, o IFBA Campus Jacobina promoveu a VI Semana de Inclusão e o VII Setembro Surdo, eventos que consolidam o compromisso institucional com uma educação profissional e tecnológica que valoriza a diversidade e combate barreiras no ambiente escolar.
A proposta deste ano articulou arte, ciência e tecnologia como eixos centrais para práticas pedagógicas acessíveis e inovadoras, reafirmando que a inclusão deve ser princípio estruturante da educação. De acordo com a comissão organizadora, "a integração dessas áreas amplia o acesso ao conhecimento, favorece a inovação e fortalece a participação de estudantes com deficiência nos processos de ensino e aprendizagem".
A iniciativa está fundamentada em diretrizes como o Design Universal para a Aprendizagem (DUA), que orienta o planejamento de práticas pedagógicas inclusivas desde a concepção, evitando que a inclusão se limite a adaptações posteriores. Além disso, o evento se alinha à Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015), à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU, 2006) e à Política de Inclusão do IFBA (Resolução nº 30/2017), reforçando o compromisso da instituição com ambientes educacionais acessíveis, anticapacitistas e participativos.
Durante a programação, foram realizadas palestras, oficinas, exposições interativas, rodas de conversa e apresentações culturais, com o propósito de fomentar reflexões sobre o papel da arte, da ciência e da tecnologia na promoção da inclusão; promover debates sobre a cultura surda, a Libras e as tecnologias assistivas; estimular vivências que valorizem a diversidade; e socializar experiências exitosas em acessibilidade e práticas pedagógicas inclusivas. Os debates se organizaram em eixos, que abrangeram arte e identidade na inclusão escolar, tecnologias assistivas, ciência e práticas inclusivas, cultura surda, enfrentamento de barreiras, diversidade, direitos humanos e experiências práticas em inclusão.
"A VI Semana de Inclusão e o VII Setembro Surdo configuram-se, assim, como espaços de formação, diálogo e sensibilização, reunindo estudantes, docentes, técnicos e comunidade externa. O evento é um convite para repensar a educação em suas múltiplas dimensões, reafirmando o compromisso com uma escola que reconhece a singularidade de cada estudante e promove condições equitativas de aprendizagem e desenvolvimento", destaca trecho do projeto desenvolvido pela comissão.
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