Você está aqui: Página Inicial > Campus Jacobina > Ensino > Multidisciplinar
conteúdo

Multidisciplinar

por Verusa Pinho de Sá publicado 12/09/2019 08h48, última modificação 01/04/2020 09h04

Setor Multidisciplinar

depae.jac@ifba.edu.br

Serviço de Atendimento Pedagógico: Dentre suas atribuições está a promoção da relação dialógica entre os diversos agentes do processo de ensino-aprendizagem; a realização de atendimento ao/à discente e responsáveis, com encaminhamento daquele/a, quando preciso, para acompanhamento psicossocial; participação, juntamente com docentes, do planejamento e da definição de metodologias para que os objetivos propostos pelos cursos sejam alcançados, além de auxiliar no desenvolvimento de projetos que integrem as diversas disciplinas de modo transversal e contribuam para a melhoria do processo educativo. 

Pedagoga: Eliene Maria Sales Santos

Telefone: (74) 3621-8724
E-mail: eliene.sales@ifba.edu.br

Pedagoga: Indaiara Célia da Silva
Telefone: (74) 3621-8722
E-mail: indaiara.silva@ifba.edu.br

Pedagoga: Cacilda Rodrigues

Telefone: (74) 3621-8736 

E-mail: cacilda.brito@ifba.edu.br

E-mail geral do subsetor: cgep.jac@ifba.edu.br

- Assistentes de Alunos: As atribuições dos assistentes de alunos são voltadas especialmente para atenção ao corpo discente do IFBA. Cabe a esses servidores assistir e orientar os alunos em aspectos comportamentais, sobretudo de disciplina e segurança nas dependências do Instituto; zelar pela integridade física dos estudantes; auxiliar as atividades de ensino, pesquisa e extensão; facilitar a comunicação estre os discentes e os demais setores do campus e fazer registro de ausências docentes (não programadas), segundo orientações da Resolução n° 182/2014 do Cpnsup.

Emanuel Fernandes e Vanessa Mendes

E-mails: emanuelfernandes@ifba.edu.br I vanessamendes@ifba.edu.br

- Serviço Social: Este núcleo é o responsável pela realização de pesquisas socioeconômicas, identificando situações de vulnerabilidade social, bem como potencialidades da comunidade estudantil; socialização, ampliação, fortalecimento e avaliação da Política de Assistência Estudantil, por meio da elaboração e execução de processos seletivos para fins de inserção do/a estudante em programas de acesso e permanência, fomentando a coparticipação da família; identificação de fatores sociais, econômicos e culturais presentes nas relações familiares que interferem no processo ensino-aprendizagem, a fim de propor alternativas; promoção da formação integral dos estudantes por meio de atividades e eventos de caráter socioeducativo; criação de estratégias de aproximação entre família, comunidade e escola.

Assistente Social: Jociane Marta da Silva Correia I Lattes
Telefone: (74) 3621-8718
E-mail: jociane@ifba.edu.br

- Serviço de Enfermagem: Promove a assistência à saúde da comunidade discente, em caráter preventivo, educativo e de primeiros socorros, através de consultas e procedimentos de enfermagem. Com base na vigilância à saúde, cuida da atualização de cartão vacinal (em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde), orientando os estudantes sobre questões correlatas. Ainda acompanha alunos com patologias crônicas, realizando encaminhamento à assistência médica especializada, quando necessário. Os atendimentos de saúde desenvolvidos não substituem os serviços prestados pelas unidades de saúde dos municípios, como PSFs, UPAs, CAPS, hospitais, dentre outros.

Enfermeira: Ariane Queiroz de Sousa
Telefone: (74) 3621-8726
E-mail: ariane.sousa@ifba.edu.br

- Serviço de Nutrição: Direcionado a toda a comunidade de estudantes matriculados no campus e que estejam frequentando os cursos oferecidos pela instituição, é responsável pelo planejamento e acompanhamento das ações nutricionais, segundo a Resolução CFN nº 358/2005, que dispõe sobre as atribuições do/a nutricionista no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e dá outras providências.

Entre as funções do setor estão: administrar o refeitório institucional; efetuar o controle higiênico-sanitário do refeitório institucional, a fim de minimizar os riscos de contaminações alimentares; observar, documentar e solicitar aos gestores  as necessidades básicas para produção e distribuição da alimentação escolar dos discentes; executar o  PNAE; planejar, elaborar e acompanhar os cardápios da alimentação escolar; propor e/ou realizar ações de educação alimentar e nutricional com os discentes; prestar assistência à saúde dos estudantes através de orientação nutricional; estimular a identificação de alunos com necessidades alimentares específicas.

Nutricionista: Fabiana Chagas

E-mail: fabiana.franca@ifba.edu.br

 AVISOS IMPORTANTES:

  • O objetivo da orientação nutricional é incentivar hábitos alimentares mais saudáveis e que previnam doenças;
  • Não estimulamos a prática de dietas restritivas nem o consumo de suplementos e medicamentos sem a prescrição de um profissional adequado;
  • A orientação nutricional é realizada em horário oposto ao turno das aulas. Para isso é necessário agendar previamente horário com a nutricionista do campus;
  • Qualquer discente pode solicitar atendimento do Serviço de Nutrição;
  • Caso o/a estudante tenha doença celíaca, intolerância à lactose, fenilcetonúria, diabetes, hipertensão, dislipidemia, outras intolerâncias, alergias alimentares ou condições que necessitem de alterações na alimentação, sugerimos  contato com o Serviço de Nutrição.

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO - MULTIDISCIPLINAR