Você está aqui: Página Inicial > Campus Jacobina > Ensino > CAPNE
conteúdo

CAPNE

por Verusa Pinho de Sá publicado 02/05/2019 10h50, última modificação 21/03/2024 13h03
Coordenação de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas

O setor consiste numa unidade organizacional de natureza consultiva e deliberativa, tendo por finalidade coordenar e executar a Política de Inclusão da Pessoa com Deficiência e/ou outras necessidades específicas.

Cabe à CAPNE promover ações que possibilitem o acesso, a permanência e a conclusão do percurso acadêmico com êxito, realizando orientação, adaptando e adquirindo recursos pedagógicos, metodológicos e tecnológicos alternativos aos/às professores/as desses/as estudantes, a fim de favorecer o processo de ensino-aprendizagem do/a discente, a convivência com a diversidade e o desenvolvimento profissional.

Orientar a comunidade acadêmica e os familiares, bem como oferecer suporte para a implantação de medidas de acessibilidade, de forma a permitir o acesso aos vários espaços acadêmicos, buscando a quebra de barreiras arquitetônicas, educacionais, atitudinais e comunicativas, também integram as atribuições da Coordenação em questão.

- REGIMENTO

 Composição do Setor:

Daniel Neto (técnico em assuntos educacionais): Coordenação I Portaria de nomeação

Agda Medrado e Iara Martins: Intérprete de Libras

Ana Luísa Barbosa: Transcritora em Braille

Ideilton Alves Freire Leal: prof. de Atendimento Educacional Especializado 

Jessica Carolaine Barros dos Santos: estagiária

Ariane Sousa (enfermeira) 

Bruna Iohana e Tathiane Mendes (docentes)

Rulian de Jesus (discente)

Ramais: 8717 I 8722

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h30 às 16h30 

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem como função complementar ou suplementar a formação de estudantes, por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem. No âmbito do IFBA - Campus Jacobina, o AEE se constitui em uma das ações desenvolvidas pela CAPNE.

Quando e onde ocorre o AEE?

O AEE é realizado prioritariamente na Sala de Recursos Multifuncionais do campus - situada na antiga sala de estudos, ao lado da coordenação da licenciatura - e ocorre no turno oposto ao da escolarização na sala de aula comum. 

Impressora em Braille

Qual o público?

I – Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas;

Bengala

II – Alunos com transtornos do espectro autista (TEA): aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. A partir do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM-V (2014), o Transtorno do Espectro Autista passou a englobar os "transtornos antes chamados de autismo infantil precoce, autismo infantil, autismo de Kanner, autismo de alto funcionamento, autismo atípico, transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação, transtorno desintegrativo da infância e transtorno de Asperger";

III – Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade.    

Destaques das ações e dos projetos em andamento:

- Sinalização do campus em Braille e Libras;

- Elaboração de Planos Educacionais Individualizados;

- Implantação do Grupo de Estudos da CAPNE;

- Atividades formativas e de sensibilização (Dia da Libras/24 de abril) e Setembro Azul.

Outras atividades poderão ser desenvolvidas sob demanda, no contexto da deficiência intelectual e do autismo, por exemplo, bem como no âmbito da dislexia, discalculia, déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), a fim de minimizar os possíveis transtornos de convívio e aprendizagem.

Tabela Periódica de Elementos em Libras

Glossário de Sinais-Termos da Área de Mineração

Momento Libras - Vídeo 1 I  Vídeo 2 I Vídeo 3

Notícias Relacionadas

Servidores apresentam glossário de termos técnicos em Libras durante evento regional 

Projeto prevê organização de videoteca

Estudantes da Licenciatura em Computação desenvolvem jogo e dicionário virtuais sobre Libras 

 Cartilhas

Cards

Documentos e Legislação