Você está aqui: Página Inicial > Campus Jacobina > Administrativo > Comunicação e Audiovisual
conteúdo

Comunicação e Audiovisual

por Verusa Pinho de Sá publicado 13/09/2019 08h04, última modificação 13/09/2019 08h05

 Departamento de Comunicação e Audiovisual

Com a meta de realizar uma comunicação eficiente e eficaz, de forma didática, objetiva e transparente, o Departamento de Comunicação e Audiovisual do Campus  Jacobina do IFBA contribui para a divulgação de informações de interesse público, tanto da comunidade acadêmica quanto de sociedade, em geral, de maneira qualificada e credível.

Vale lembrar que o campo da Comunicação no IFBA passou por profissionalização na última década, tendo origem na antiga Coordenação do Cefet/BA. Com a transformação em Instituto Federal (2008), o referido setor se desmembrou em Diretoria de Gestão da Comunicação Institucional (DGCOM) e Divisão de Comunicação do Campus Salvador (Dicom). Em clima de expansão, identificou-se a necessidade de interiorizar a área, que passou a ter representantes em outras cidades baianas, incluindo Jacobina. 

Dentre os desafios de produzir conteúdos em uma instituição pública e federal de ensino, está o fomento à prática da cidadania e ao aperfeiçoamento da democracia. Entendemos que o Jornalismo, nesse sentido, deve prezar pela garantia da diversidade cultural, regional e étnica; pluralidade de ideias e dos fatos, objetos de cobertura do Decom, sempre de acordo com os preceitos éticos do exercício da profissão. Também buscamos estimular a participação da comunidade IFBA na elaboração dos textos, em especial, por meio de sugestões de pauta, realização de entrevistas e fotografias.

O intuito é alavancar a imagem institucional perante a sociedade, com base no tripé ensino-pesquisa-extensão, desenvolvendo uma comunicação integrada, ao lado dos profissionais que já realizam ações da área no Instituto como um todo. Articular os diferentes públicos da instituição, especialmente o interno (professores, técnicos administrativos, terceirizados, estudantes e estagiários), por meio de estratégias, ferramentas e ações comunicacionais, está entre as metas do setor, a fim de dar visibilidade ao campus, reforçando a qualidade da educação oferecida pelo IFBA.

Descrição das atividades:

- Alimentação do site institucional (notícias, banners, notas e comunicados, galeria de fotos e redes sociais), incluindo atualização dos conteúdos fixos/menus.

Todas as matérias divulgadas nos diferentes veículos institucionais, além do envio para a imprensa local/regional/nacional, utilizam como base as particularidades da linguagem jornalística, de acordo com suas normas, prezando pelo bom uso da língua portuguesa.

Quase diariamente nosso site é alimentado com notas, notícias ou grandes reportagens, especialmente quando há eventos institucionais, quando acompanhamos o “antes, durante e/ou depois”, publicando, além de texto, fotografias e vídeos. Ou seja, o menu Notícias se mantém atualizado com informações que reforçam a imagem positiva da nossa instituição diante dos públicos interno e externo.

- Envio periódico de releases para a imprensa, incluindo o Portal IFBA e MEC, bem como para a lista interna de servidores;

- Publicação de notas na lista interna;

Assuntos relacionados aos eventos institucionais ou de outros órgãos, mas que são de interesse dos nossos servidores, são enviados para a lista interna, ao lado de iniciativas e informes solicitados por setores do próprio campus (em especial a DG e Direção Administrativa), bem como matérias já divulgadas no site.

- Clipping

Diariamente, a jornalista consulta uma lista de sites, a fim de acompanhar as publicações que citam o Campus Jacobina. O arquivo é identificado, analisado e arquivado, integrando controle interno, contendo print da matéria, separada por data e veículo. Essa rotina de trabalho dá origem ao arquivo semanal intitulado  “Campus na Mídia”, enviado para a lista interna por meio do webmail institucional.  O arquivo consiste em um resumo de todas as matérias que citam, direta ou indiretamente, nosso campus, de forma provocada (com base em releases produzidos pelo Núcleo de Jornalismo) ou espontânea.

- Bancos de Fontes e Imagens, Agenda de Contatos e Mailing;

- Boletim informativo eletrônico de periodicidade bi/trimensal, com os destaques das publicações do site;

- Alimentação e atualização do Mural Eletrônico (TV localizada no salão de entrada);

- Gerenciamento das redes sociais (Instagram, Facebook, Youtube)

As redes ou mídias sociais se tornaram importantes ferramentas de comunicação, especialmente entre os jovens. Apesar de não ser o foco de atividades de um/a jornalista, alimentamos a Fanpage e perfil no Instagram, substituindo o microblog Twitter devido ao baixo número de seguidores e curtidas, além da tendência cada vez mais imagética do internauta.

Os posts são a alma do relacionamento com o público, sendo organizados diariamente (exceto sábados, domingos e feriados). Ao lado de produções autorais, como as matérias jornalísticas, compartilhamos posts da Reitoria e do MEC/Conif (incluindo datas comemorativas, campanhas, seleções [Enem/Sisu/Encceja], dentre outros).

Importante esclarecer que o gerenciamento das redes ultrapassa posts (geração de conteúdo). É preciso definir estratégias consistentes que apresentem conteúdo relevante, mantendo a regularidade adequada para garantir credibilidade. Mídias sociais pressupõem troca, retorno mútuo, por isso interagir com os cidadãos, respondendo aos questionamentos que, frequentemente, chegam via inbox, curtindo e comentando posts são ações primordiais, contribuindo para tecer uma rede de relacionamento com linguagem adaptada ao segmento - pais e responsáveis, estudantes, professores, instituições parceiras..., atuando, ainda, em casos de gerenciamento de crise (ex.: greve dos servidores; paralisações estudantis etc.).

- Confecção, elaboração e atualização de conteúdo para materiais acadêmico-institucionais, como o primeiro Manual do Estudante na versão digital; revisão textual de roteiro e ensaio (cerimonial) no âmbito de formaturas.

SOLICITAÇÕES

A orientação é formalizar os pedidos através dos contatos profissionais decom.jac@ifba.edu.br I decom.ifba@gmail.com, otimizando o atendimento das demandas.

  

Departamento de Comunicação e Audiovisual
Jornalista: Verusa Pinho de Sá I Lattes
Telefone: (74) 3621-8727
E-mail: decom.jac@ifba.edu.br ou decom.ifba@gmail.com

Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h

Técnico em Audiovisual: Carlos Antônio Santana Damásio
Telefone: (74) 3621-8716
E-mail: carlos.santana@ifba.edu.br

Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 16h