IFBA Campus Irecê promove Encontro da Incubadora TEIAS entre os dias 26 e 29 de maio
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus Irecê realizará, entre os dias 26 e 29 de maio de 2026, o Encontro do Núcleo da Incubadora TEIAS, reunindo estudantes, servidores(as), empreendimentos solidários, comunidades, extensionistas, pesquisadores(as) e parceiros(as) em um espaço de formação, diálogo, articulação em rede e fortalecimento territorial.
Com o tema “O papel da Incubadora TEIAS no desenvolvimento do território de Irecê de 2020 a 2026”, o encontro propõe uma reflexão sobre os caminhos construídos pela incubadora ao longo dos últimos anos, destacando experiências desenvolvidas nos territórios, processos de incubação e ações voltadas ao fortalecimento da Economia Solidária por meio das tecnologias sociais, da extensão e da construção coletiva do conhecimento.
A programação contará com diversas atividades, entre elas conferência de abertura, feira de Economia Solidária, oficinas formativas, atividades culturais e momentos de socialização de experiências e práticas territoriais.
O evento será realizado em formato híbrido. No dia 26 de maio, as atividades acontecerão de forma on-line. Já entre os dias 27 e 29 de maio, a programação será presencial, no IFBA Campus Irecê.
Mais do que um encontro institucional, a Incubadora TEIAS se consolida como um espaço de articulação entre ensino, pesquisa, extensão e território, fortalecendo práticas pautadas na solidariedade, cooperação, autogestão e desenvolvimento territorial.
A comunidade acadêmica e o público interessado estão convidados a participar desse momento de troca de experiências, construção coletiva e fortalecimento das ações de extensão e Economia Solidária no território de Irecê.

Destaques da Programação
-
Conferência de Abertura (26/05, 15h às 16h30): Transmissão on-line com o tema "Tecnologias sociais e desenvolvimento territorial na perspectiva da economia solidária", conduzida pelo palestrante Renato Dagnino (DIRECIONADO PARA SERVIDORES DO IFBA QUE ATUAM COM ECONOMIA SOLIDÁRIA E TECNOLOGIAS SOCIAIS). Para esta conferência, sugerimos a leitura prévia do mais recente artigo de Renato Dagnino, que contribuirá significativamente para o aprofundamento das discussões sobre tecnologias sociais, autogestão e desenvolvimento territorial na perspectiva da economia solidária.
-
🔗 Artigo indicado:
Além da leitura do artigo, recomenda-se também a consulta às referências bibliográficas indicadas pelo autor no texto.
- Feira de Economia Solidária (27 e 28/05, 08h às 12h): Exposição no Hall de Entrada do IFBA, contando com a participação de 10 empreendimentos locais.
-
Abertura Institucional e Cultural (27/05, 14h): Momento de integração, atividade cultural e apresentação oficial da Incubadora TEIAS.
-
Oficinas Práticas (27 e 28/05): Trilhas de capacitação abordando Economia Solidária, Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, Tecnologias Sociais, Desenvolvimento de Plano Estratégico, Fotografia de Produtos e Comunicação.
-
Planejamento TEIAS (29/05, 14h às 17h): Sessão de planejamento estratégico voltada para servidores e estudantes.
Público-Alvo e Vagas
As vagas são limitadas e distribuídas entre os seguintes públicos:
-
Estudantes: 25 vagas
-
Servidores: 25 vagas
-
Empreendimentos Solidários: 30 vagas
-
Parceiros e Convidados Externos: 20 vagas
Saiba mais no nosso Instagram: https://www.even3.com.br/e/teias-726888
