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Aprovação de trabalhos no XX Encontro ANPOF (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia)

publicado: 07/06/2024 16h42, última modificação: 07/06/2024 16h42

Em nome da Coordenação de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (CPPGI) do Campus Irecê, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), parabenizamos a aprovação de dois trabalhos e a participação do professor e pesquisador Saulo Matias Dourado no XX Encontro ANPOF (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia).

Informações do Evento:

  • Nome do Evento: XX Encontro ANPOF (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia)

  • Datas: 30/09 a 04/10/2024

  • Local: Recife - PE

  • Link do Evento: https://encontro.anpof.org.br/

Trabalhos Apresentados:

  1. Título: A RECEPÇÃO DE PSEUDO-DIONÍSIO AREOPAGITA POR TOMÁS DE AQUINO

    Resumo: Seguindo o exemplo de seu mestre Alberto Magno, Tomás de Aquino também compôs um estudo de comentários de Os Nomes Divinos de Dionísio Areopagita (atualmente conhecido como Pseudo-Dionísio). Segundo Thierry-Dominique Humbrecht e Carlos Arthur Ribeiro, há uma contribuição original de Tomás a partir da leitura da teologia negativa presente na obra dionisiana. Dionísio, influenciado pelo neoplatonismo, aborda a complexidade da linguagem sobre Deus, argumentando que, enquanto as palavras humanas são insuficientes para capturar plenamente a essência divina, elas podem, no entanto, apontar para aspectos verdadeiros de Deus através de analogias e negações. Aquino busca harmonizar a abordagem mística de Dionísio com sua própria visão teológica, mais sistemática. Ele concorda que a linguagem humana é limitada e que qualquer tentativa de descrever Deus deve reconhecer essa limitação. No entanto, Tomás também insiste que, por meio da razão e da revelação, os seres humanos podem alcançar um entendimento verdadeiro, ainda que parcial, de Deus. Um dos pontos centrais nos comentários de Aquino é sua exploração da teologia negativa que afirma que podemos conhecer Deus tanto pelo que Ele não é quanto pelo que Ele é, quando o próprio Aquino é estruturador de uma teologia como ciência. Tomás enfatiza a natureza supersubstancial da essência divina, sugerindo que ela transcende todas as categorias de substância conhecidas pelos seres criados. Isso introduz uma abordagem teológica que se baseia na revelação para nomear e compreender Deus, reconhecendo simultaneamente os limites inerentes à linguagem e ao pensamento humano. A possibilidade de contemplar verdades divinas através da revelação é apresentada como uma concessão divina que nos permite vislumbrar o divino, embora sempre de maneira limitada e mediada pelas realidades criadas.
  2. Título: O DESENVOLVIMENTO DO COMPONENTE DE FILOSOFIA PARA O DOCUMENTO CURRICULAR REFERENCIAL DA BAHIA

    Resumo: Este trabalho analisa o processo de elaboração do Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB) para o Ensino Médio, realizado entre 2019 e 2022, sob a coordenação da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, em resposta à implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este processo foi marcado por desafios, particularmente no que diz respeito à integração das competências e habilidades definidas pela BNCC, e a controvérsia gerada pela proposta de amalgamação das disciplinas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas em um único conjunto desdobrado em itinerários. Diante dessa tensão, surgiu a necessidade de desenvolver uma proposta curricular distinta para o componente de Filosofia, buscando garantir sua especificidade. Atuando inicialmente como redator do componente de Filosofia, indicado pela SEC-Ba e contratado como bolsista proBNCC, e posteriormente como coordenador da área de Ciências Humanas para o DCRB, o autor se empenhou na formulação de um currículo que atendesse tanto às diretrizes nacionais quanto às necessidades e expectativas educacionais específicas dos estudantes do Ensino Médio na Bahia. Este esforço envolveu a seleção cuidadosa de objetos de conhecimento e a definição de percursos filosóficos alinhados com as competências e habilidades da BNCC, ao mesmo tempo em que se procurava transcender essas diretrizes para abraçar uma abordagem de ensino mais condizente com o contexto educacional contemporâneo. O presente estudo discute as implicações dessa tarefa, enfocando os critérios adotados para a inclusão de conteúdos filosóficos e a estruturação de um currículo que não apenas cumprisse os requisitos da BNCC, mas também promovesse um ensino de Filosofia em seus objetos de conhecimento próprios. A experiência sublinha a importância de um currículo de Filosofia bem articulado, que reconheça e valorize as potencialidades do componente como meio de explorar questões fundamentais da existência humana.

 

Informações do Pesquisador:

  • Nome: Saulo Matias Dourado

  • E-mail: saulodourado@ifba.edu.br

Público Alvo:

  • Pós-graduandos em Filosofia e Professores de Filosofia

Sobre o encontro:

“Os encontros desta Associação  se consolidaram como os eventos mais importantes da área de filosofia no Brasil e, atualmente, somos um dos maiores eventos do gênero no mundo. Com a contribuição inestimável dos Programas de Pós-graduação afiliados e dos Grupos de Trabalho, os Encontros Nacionais da Anpof reúnem parte expressiva da comunidade filosófica brasileira e ainda participantes internacionais na reflexão sobre uma variedade extraordinária de temas”. Fonte: https://encontro.anpof.org.br

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