Você está aqui: Página Inicial > Campus Irecê > Notícias e Comunicados IFBA Irecê > Notícias 2021 > Realizado Festival On-line de Cultura Corporal da disciplina de Educação Física do IFBA/Campus Irecê 2021
conteúdo

Realizado Festival On-line de Cultura Corporal da disciplina de Educação Física do IFBA/Campus Irecê 2021

publicado: 21/05/2021 15h46, última modificação: 21/05/2021 15h46

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Irecê, realizou nos dias 08 e 15 deste, de forma não presencial em plataformas digitais, em horários pré-definidos, durante as Atividades Educacionais não Presenciais Emergenciais (AENPE's 2021), a primeira edição do "Festival On-line de Cultura Corporal da disciplina de Educação Física do IFBA/Campus Irecê 2021”. O mesmo contou com a presença dos estudantes dos primeiros anos dos Cursos Técnicos Integrado ao Ensino Médio em Biocombustível, Informática, Eletromecânica e o segundo ano do Curso de Biocombustível.

O evento, idealizado pela Professora Ms. Erica Cordeiro Cruz Sousa, foi realizado na I Unidade do componente curricular de Educação Física, e teve como objetivo principal realizar atividades pedagógicas que ampliem e qualifiquem o ensino no desenvolvimento da cultura corporal, considerando os desafios do atual momento pandêmico, das medidas restritivas e do trabalho/estudo remoto.

A programação do Festival incluiu diversas atividades acadêmicas, apresentações de trabalhos, além das vivências e apresentações gímnicas e de atividades circenses, além dos Webinários com a temática “Danças, Jogos e Brincadeira de Matrizes Africanas” apresentado pela convidada especial Josiane Cristina Clímaco, mulher preta, mãe, sambista, dançarina, Professora de Educação Física na Rede Estadual de Ensino da Bahia, mestre e doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

“Conhecer a Cultura e História Africana e Afro-Brasileira é de extrema relevância, pois proporciona o contato com uma história silenciada de modo intencional. As danças de matrizes africanas, assim como a ginástica, as lutas, os esportes, os jogos e as brincadeiras são parte integrante da cultura, sendo configurada por um acervo de conhecimentos, socialmente construído e historicamente determinado. Por isso, far-se-á necessário discutir a contribuição para uma dada concepção de ser humano e de mundo, que é refletido nos projetos científicos, políticos, pedagógicos, éticos e estéticos”, afirma Profa. Erica Sousa.

Com essa ação o IFBA/Campus Irecê, enquanto instituição educacional, tem buscado cumprir sua responsabilidade social e resgata o espaço do diálogo em tempos de (des)construção.

Muitos desafios foram apresentados, o que exigiu e continua a exigir de todos um envolvimento e desdobramento imensurável para o desenvolvimento das atividades educacionais.

O IFBA segue na busca de proporcionar uma educação pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada.

Os Webinários realizados podem ser vistos na nossa página do Youtube no seguintes links:: 

 

registrado em: