Você está aqui: Página Inicial > Campus Irecê > Notícias e Comunicados IFBA Irecê > Notícias 2020 > Reitoria do IFBA suspende atividades presenciais em todos os campi e normatiza trabalho remoto de acordo com instrução do Governo Federal
conteúdo

Reitoria do IFBA suspende atividades presenciais em todos os campi e normatiza trabalho remoto de acordo com instrução do Governo Federal

publicado: 20/03/2020 11h27, última modificação: 20/03/2020 11h27

"O Conselho Superior (Consup) do IFBA decidiu nesta quinta-feira(19) suspender por tempo indeterminado as atividades presenciais no âmbito do IFBA, considerando os riscos apresentados pela pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

A decisão foi tomada em reunião extraordinária e de caráter emergencial convocada na última terça-feira (17). Também estão suspensos: eventos acadêmicos presenciais que impliquem aglomeração de pessoas, o acesso do público interno e externo a todas as dependências do IFBA e os estágios obrigatórios não remunerados. 

O Consup é o órgão máximo do IFBA, que assessora a gestão do Instituto e tem poder de decidir sobre questões institucionais, administrativas e acadêmicas. 

Servidores(as), terceirizados(as) e estagiários(as) do IFBA “devem estar à disposição da instituição para atividades essenciais e estratégicas”, define o documento que começou a ser redigido nesta quinta-feira (19) pelos membros do Consup, que discutem deliberações acerca de cada tema.

Os(as) conselheiros(as) reiteraram ao longo da reunião que é preciso debater cuidadosamente as decisões porque todas têm impactos na comunidade e no funcionamento em caráter de excepcionalidade da situação inédita que o IFBA está enfrentando.  A reitora ressaltou que “tudo” o que está sendo decidido considera a “preservação da saúde” da comunidade, mas também a minimização de eventuais prejuízos à formação dos(as) mais de 30 mil estudantes nos 22 campi do Instituto.

 O Consup também decidiu que os serviços essenciais e estratégicos deverão ser organizados preferencialmente através da atividade remota - normatizada através de Instrução Normativa do Ministério da Economia - e só excepcionalmente ocorrerão atividades presenciais. 

 Todos os campi devem suspender as atividades presenciais de técnicos(as), docentes e discentes atendendo às determinações de isolamento social previsto nas medidas governamentais. Os sistemas digitais regularmente utilizados por servidores(as) dos IFBA serão os principais instrumentos de registros das atividades remotas. 

 Os membros do Consup voltam a se reunir na manhã desta sexta-feira (20) para deliberar sobre outros aspectos do funcionamento do IFBA durante o período em que as atividades presenciais continuarem suspensas".

 

Por Bárbara Souza - Comunicação Reitoria 

registrado em: