Você está aqui: Página Inicial > Campus Irecê > Notícias e Comunicados IFBA Irecê > Notícias 2020 > Dois trabalhos de alunas do IFBA Irecê formam classificados como finalistas em evento científico Nacional

publicado: 05/06/2020 19h17, última modificação: 05/06/2020 19h30

Dois trabalhos elaborados por alunas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) Campus Irecê foram selecionados para a fase final da Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC) 2020, que acontecerá virtualmente nos próximos dias 26 a 28. O evento tem entre seus objetivos "valorizar jovens cientistas e seus projetos científicos inovadores e de impacto".

Os trabalhos intitulados "Construção e investigação de um experimento físico utilizando materiais em desuso" e "As técnicas-cientificas aplicadas na veracidade dos métodos caseiros em prol do aumento da umidade no sertão baiano", produzidos pelas alunas Beatriz Almeida Rocha/Clara Souza de Oliveira e Tifani Bárbara Dias Nascimento/Vanessa Oliveira Santos, respectivamente, ambas do 4.º Ano do curso Técnico Integrado em Eletromecânica, tiveram a orientação do professor do Campus Lucas Simões Santos.

Lucas demonstra sua gratidão e mostra o quanto é importante ajudar os (as) alunos (as) a se interessarem pela ciência ainda jovens. "É sempre um prazer orientar projetos que inserem os jovens na pesquisa e os motivam a profissão de cientistas. Ensino-aprendizagem através de pesquisa/projetos talvez sejam o bom caminho para uma educação libertadora e 'exploradora'", pontua o professor. "Parabéns meninas, o mérito é todo de vocês. Por mais meninas na ciência!", finaliza animado o docente.

Sobre a feira:

A Feira Brasileira de Jovens Cientistas é a primeira feira científica e pré-universitária nacional totalmente virtual. Prepare-se para ampliar seu impacto por meio de palestras, workshops e uma maratona de inovação, além de concorrer a vários prêmios e credenciais para eventos no Brasil e exterior! Mais do que estimular a produção científica no país desde cedo, o evento possibilita o desenvolvimento de uma rede de jovens cientistas brasileiros.

Fotos para identificação:

Na sequência: Prof. Lucas, Clara e Beatriz                                    Da esquerda para direita: Vanessa e Tifani