Você está aqui: Página Inicial > Campus Irecê > Notícias e Comunicados IFBA Irecê > Notícias 2020 > Campus Irecê ofertará Atividades Educacionais Não Presenciais Emergenciais (AENPE) a partir do dia 13 de outubro

publicado: 09/10/2020 11h28, última modificação: 09/10/2020 11h31
Por Aizio Figueirêdo

Na próxima terça-feira, 13 de outubro de 2020, terá início as Atividades de Educacionais Não Presenciais Emergenciais (AENPE) no Campus Irecê.

As atividades foram planejadas considerando a atual situação de pandemia provocada pela Covid-19, onde se faz necessário a preservação da integridade e da saúde da comunidade IFBA. Por isso, todas as atividades serão realizadas de forma não presencial em plataformas digitais, em horários pré-definidos.

Todos os estudantes dos Cursos Técnicos da forma Integrada, da Modalidade de Educação de Jovens e Adultos-PROEJA e dos Cursos Superiores deverão (caso tenham interesse) fazer sua matrícula através do link disponibilizado pelas Coordenações de cada Curso.

O aluno que ainda não fez sua matrícula (manifestação de interesse em participar) deve procurar a Direção de Ensino ou a Coordenação do seu Curso.

Contextualização:

Diante da impossibilidade do retorno das atividades presenciais, o Conselho Superior do IFBA – CONSUP, aprovou a Resolução Nº 19, de 24 de agosto de 2020, que estabelece as normas acadêmicas e provisórias para as AENPE durante o período de suspensão das atividades presenciais no âmbito do IFBA, enquanto durar a situação de pandemia da Covid-19.

As AENPE não significam uma simples transposição das aulas presenciais para um ambiente digital. Sendo assim, foram estruturadas novas formas de organização das atividades contemplando as características destes novos ambientes de ensino e sua adequação ao público de todas as modalidades de nossos cursos, contando com atividades síncronas e assíncronas.

As atividades síncronas são atividades realizadas online, em tempo real, com a participação simultânea dos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, ou seja, docentes e discentes. Já as atividades assíncronas são atividades realizadas em tempos diferentes, não sendo obrigatória a participação simultânea dos envolvidos, ou seja, docentes e alunos não precisam estar reunidos no mesmo espaço e ao mesmo tempo – o que significa uma maior flexibilidade no acompanhamento e na realização dos estudos.