Você está aqui: Página Inicial > Campus Irecê > Notícias > Notícias 2019 > IFBA Campus Irecê realiza sua VIII edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
conteúdo

IFBA Campus Irecê realiza sua VIII edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

publicado: 24/10/2019 11h12, última modificação: 29/10/2019 16h36

Vinculada a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT, o Campus Irecê, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) promove sua VIII Edição do Evento entre os dias 22 e 25 de outubro deste.

Sempre realizada no mês de outubro a SNCT está sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio da Coordenação-Geral de Popularização da Ciência (CGPC) e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa,sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. Tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. O tema deste ano é "Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.

O evento no Campus Irecê conta com palestras, mesa-redonda, apresentações de projetos, oficinas, salas de exposições, visitas, noites de observação astronômica, premiações, apresentações culturais e muito mais.

A presidente da comissão organizadora do evento, Professora Raquel Sachdev, falou da importância do evento uma vez que "promove a difusão da ciência para além do Campus, haja vista que as atividades serão desenvolvidas também nas cidades de Lapão e São Gabriel, assim como, através das visitas de escolas municipais". Destacou ainda que "o evento põe em destaque o desenvolvimento da ciência na região de Irecê".

O professor Paulo Perris, membro da comissão organizadora, ponderou que "o evento tem uma grande significância por promover no educando a percepção do quanto o que ele vê em sala de aula pode ser aplicado em favor da comunidade na qual ele está inserido". Reiterou que "o Instituto através de eventos de tal natureza assume uma função própria, afinal é papel da instituição levar a pesquisa desenvolvida por ela até a comunidade que a rodeia". "Com o evento todos ganham: os alunos por se apropriarem e desenvolverem o conhecimento, a instituição por garantir que tal conhecimento seja promovido e a comunidade por receber o conhecimento em suas diversas nuance", finaliza o docente. 

A discente Maria Alice Sales falou da importância da Semana de Ciência e Tecnologia destacando que "no evento estava sendo apresentado projetos importantes para a educação, em especial àqueles voltados para a conscientização do uso da água". "O Instituto Federal influencia o alunado a realização da pesquisa cientifica, o que é muito importante para a sociedade", conclui a discente. 

Para a discente Tifani Barbara Dias, que cursa o 3º ano do Curso Técnico de Nível Médio em Eletromecânica e faz parte do grupo de robótica, SertãoCop, "o desenvolvimento do grupo, que tem participado de competições nacionais, é gratificante".


Para conferir a programação completa do evento, acesse a página
Veja fotos aqui

 

registrado em: