Você está aqui: Página Inicial > Campus Irecê > Notícias > Notícias 2019 > Campus Irecê do IFBA tem novo curso implantado e chega a 06 (seis) no total

Campus Irecê do IFBA tem novo curso implantado e chega a 06 (seis) no total

publicado: 17/09/2019 14h03, última modificação: 18/09/2019 15h00

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) Campus Irecê, passa a ofertar essa semana mais um curso técnico na forma integrada para a comunidade da região de Irecê. Ontem,17, aconteceu no seu auditório, aula inaugural do curso técnico na forma Integrada ao Ensino Médio em Administração na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

O momento contou com a participação do Diretor-Geral, Robério Batista, a Direta de Ensino, Ana Carolina, a Chefe do  Departamento Administrativo, Miyuki Karasawa, da Coordenadora do Cursos Maria Aparecida R. Alecrim. Somados a estes, servidores de ambas as categorias e os protagonistas do evento, os discentes.

O curso acontecerá no período noturno com duração mínima de 03 (três) anos, tendo uma carga horária total de 2.490. Totalmente presencial, o curso será em regime semestral. Sua forma de ingresso é mediante processo seletivo e transferências internas ou externas. Os estudantes poderão receber, além do diploma, certificação intermediária a cada dois semestres, sendo, Auxiliar de Recursos Humanos. Auxiliar Financeiro; Auxiliar Administrativo.

Agora o campus Irecê conta com 04 (quatro) cursos técnicos integrados ao ensino médio, pois já ofertava nessa modalidade os cursos de Biocombustíveis, Eletromecânica  e Informática. Estes na forma regular de ensino.

O Curso Técnico em Biocombustíveis do IFBA, Campus de Irecê é ofertado nas seguintes formas:

Carga Horária Total: 3.600 horas

O Curso Técnico em Eletromecânica do IFBA Campus de Irecê é ofertado nas seguintes formas:

Carga Horária Total: 3.750 horas

O Curso Técnico em Informática do IFBA, campus de Irecê é ofertado nas seguintes formas:

Carga Horária Total: 3.660 horas

Além dos cursos técnicos, o IFBA Irecê oferta dois cursos superiores em tecnologias, sendo Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Manutenção Industrial.

O Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas contempla o estudo de diversos sistemas existentes entre hardwares, softwares e o usuário final, para que o estudante compreenda seus comportamentos e aplicações. Essa formação profissional apresenta-se como excelente alternativa e vai de encontro com um mercado de trabalho em expansão e carente de profissionais com sólida formação técnica e acadêmica.

Áreas de atuação:

Em empresas rurais e urbanas, instituições públicas e privadas, empreendimentos agropecuários e agroindustriais, atividades relacionadas à comercialização e marketing, indústrias, bancos, construtoras, estabelecimentos comerciais, laboratórios de pesquisa, empreendimento próprio. Poderá ainda atuar como instrutor nas áreas: informática básica, programação, redes de computadores e banco de dados.

Turno: Vespertino

Duração: 6 semestres (duração máxima 9 semestres)

Carga Horária Total: 2.520 horas

O Tecnólogo Manutenção Industrial proporciona aos graduandos que sejam capazes de compreender e dominar o processo de manutenção em sistemas industriais (elétricos e mecânicos) e dessa forma realizar atividades de análise, especificação, projeto, implementação, teste e suporte em processos industriais. Com isso serão capazes de refletir sobre sua prática profissional e de intervir na realidade regional de forma empreendedora, buscando transformá-la.

Áreas de atuação

O mercado de trabalho do tecnólogo em Manutenção Industrial é constituído por empresas da área de tecnologia e de produção que desejam melhorar seu desempenho aprimorando seu departamento de manutenção.

De um modo diversificado, sua atuação profissional pode ser exercida em empresas rurais e urbanas, instituições públicas e privadas, empreendimentos agropecuários e agroindustriais, indústrias, laboratórios de pesquisa, empreendimentos próprio que utilizem equipamentos mecânicos, pneumáticos, hidráulicos, eletromecânicos, inclusive os assistidos por computadores.

Turno: Vespertino

Duração: 6 semestres (duração máxima 9 semestres)

Carga Horária Total: 2.770 horas