Você está aqui: Página Inicial > Campus Irecê > Notícias > Comunicados 2020 > Reitora do IFBA emite nota à comunidade
conteúdo

Reitora do IFBA emite nota à comunidade

publicado: 03/04/2020 11h58, última modificação: 03/04/2020 11h59

De 02/04/2020 10h30

'Prezada comunidade IFBA! 

Nesse momento de apreensão que nos afeta, decorrente do enfrentamento à pandemia da Covid-19, trago algumas palavras de tranquilidade.  

Em primeiro lugar, agradeço às/aos servidoras/es, terceirizadas/os e às/aos nossos queridos/as estudantes e a todos os familiares pela colaboração e compreensão com a situação inédita que vivemos atualmente. Espero que estejam bem. 

Quero falar, especialmente, sobre o nosso trabalho no IFBA. Atividade através da qual transformamos o ambiente, a sociedade e a nós mesmos/as. Temos historicamente desempenhado e cumprido com excelência o nosso trabalho de forma presencial, isso é fato corroborado nos resultados alcançados no ensino, na pesquisa e na extensão da Instituição.  

A crise instalada pela emergência sanitária do coronavírus impôs o isolamento social. E, esse contexto determinou um modo diferente de trabalho para o serviço público brasileiro, que foi instado a desenvolver suas atividades a partir de ferramentas digitais e plataformas remotas.   

É natural que não seja possível, subitamente, nos adaptarmos ao trabalho remoto. Estamos sensíveis a essas dificuldades de adaptação a esse modo diferente de trabalhar. Estamos aprendendo a lidar com a situação de excepcionalidade que, reiteramos, é inédita para a comunidade do IFBA. Apesar da novidade da situação, o IFBA está funcionando remotamente. 

Ressaltamos que temos ciência e compreendemos plenamente as dificuldades que algumas pessoas têm para se adaptar ao trabalho remoto, seja por questões de ordem tecnológica, cultural ou relacionadas à própria natureza do trabalho que habitualmente desenvolvemos no nosso dia a dia no IFBA.   

Pensando assim, queremos tranquilizar os/as servidores/as que têm dificuldade de acessar sistemas como o SUAP, SEI etc. Preparamos um tutorial para ajudar nesse aprendizado, e temos colegas na DGTI e nas coordenações locais de TI dos campi que podem tirar dúvidas sobre o uso das ferramentas.  

Aproveitamos para lembrar que as normativas emanadas da Reitoria do IFBA, amparadas pela Resolução nº 07, garantem que não haverá prejuízo para quem não tem as ferramentas mínimas para realizar o trabalho remoto. Essas/es colegas precisam apenas informar a sua chefia imediata que não poderão desenvolver atividades remotas e, então, ficarão à disposição da Instituição. 

Aquelas pessoas em cargos cuja natureza do trabalho não permite o trabalho remoto, estarão também à disposição da Instituição para alguma atividade remota que venha a surgir, dentro das suas atribuições, durante o período de suspensão das atividades presenciais. 

Em relação ao trabalho docente, chamamos a atenção que pela sua natureza e sentido específico não pode ser tratado a partir das partes que o compõe, mas pela unidade da prática docente. Logo, é uma atividade que vai muito além da sala de aula presencial. Os/as docentes do IFBA, nesse sentido, estão mantendo, na medida do possível, todas as atividades inerentes ao seu fazer e vêm individualmente ou coletivamente mediando novas formas de contato com os/as estudantes nesse cenário de crise. 

É perfeitamente compreensível que nos sintamos inseguros e desconfiados quanto ao registro das atividades que estamos desempenhando remotamente, pois é algo incomum para a maioria de nós. 

Mas, cabe destacar que o corpo diretivo do IFBA, a partir da decisão do Conselho Superior de suspender as atividades presenciais, colocou à disposição da Comunidade um instrumento que viabilize o registro das atividades que estão sendo feitas pelas/os servidoras/es do IFBA.   

A solicitação à comunidade para a realização do registro de suas atividades é, antes de tudo, uma ação de proteção para resguardar a comunidade do IFBA, assegurando a documentação e a memória do que estamos fazendo. Com isso, preserva-se também a história da Instituição em uma quadra onde o serviço público brasileiro tem sua qualidade e importância, no estabelecimento do Estado Brasileiro, questionadas. 

Reiteramos: o propósito principal do registro é salvaguardar servidoras/es, e não contribuir para elevar o nível de estresse que a adversidade e complexidade do momento atual já tem nos submetido.  

Nesse momento que enfrentamos juntas/os essa crise, ficam ainda mais evidentes o compromisso, a seriedade e a qualidade do trabalho desempenhado pelas/os servidoras/es do IFBA, que tem mantido a Instituição funcionando, inclusive com ações importantes de colaboração no Combate à COVID-19. 

O trabalho e a solidariedade de cada servidor/a no apoio a estudantes, na ação colaborativa com colegas, no gesto de generosidade e cuidado com o pessoal aposentado e a comunidade em geral, reafirmam o que sempre soubemos: o valor e a dignidade de servidoras/es do IFBA no cumprimento da nossa missão.  

Precisamos nos manter unidas/os para atravessarmos esse período de necessário isolamento social, sem perdas e com saúde física e mental.  

Aos/as estudantes da Instituição, deixo uma palavra de acolhimento. Estamos trabalhando em formas de nos mantermos conectados. Aguentem firmes. Em breve nos encontraremos. 

.................................................................................................................................................................................................................

Um abraço fraterno e saúde a todas/os'! 

 

Luzia Mota
Reitora

registrado em: