Você está aqui: Página Inicial > Campus Irecê > Notícias > Comunicados 2020 > Nota oficial da Reitora do IFBA sobre o Coronavírus
conteúdo

Nota oficial da Reitora do IFBA sobre o Coronavírus

publicado: 13/03/2020 14h51, última modificação: 13/03/2020 14h52

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) está acompanhando atentamente as informações oficiais de entidades internacionais, dos órgãos governamentais e autoridades sanitárias sobre a propagação da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, altamente contagioso.

O IFBA também está monitorando, de forma sistemática, as informações e balanços do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) sobre o número de casos suspeitos e confirmados no Brasil e na Bahia.

Em face do agravamento da propagação da doença em todos os continentes, na última quarta-feira (11.03), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia de Covid-19.

O Ministério da Saúde contabilizava 77 casos pelo país, de acordo com balanço divulgado até a última quinta-feira (12). Os mais de 42 mil postos de saúde espalhados pelo Brasil são capazes de atender 90% dos casos de coronavírus, informou o Ministério da Saúde, ressaltando ainda que “estudos indicam que a grande maioria dos casos de Covid-19 são mais leves e poderiam ser atendidos nesse nível de atenção. A população deverá buscar os serviços médicos especializados quando apresentar os sintomas iniciais do vírus, como febre baixa, tosse, dor de garganta e coriza”.

Dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab): desde janeiro até às 17 horas desta quinta-feira (12.03), “a Bahia registrou 216 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus, sendo três confirmados, todos em Feira de Santana. Outros 147 foram descartados e 66 aguardam análise laboratorial. Ao todo, 26 municípios da Bahia fizeram notificações oficiais ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA)”.

Um novo boletim da Sesab, com números atualizados, será divulgado às 17 horas desta sexta (13).

Instruímos que sejam observadas as recomendações constantes da Portaria nº 356 do Ministério da Saúde, de 12 de março de 2020, que regulamenta as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus.

Adicionalmente, o IFBA orienta os membros da comunidade, que tenham voltado de viagens recentes a estados e países com casos oficialmente registrados do novo coronavírus – e que tenham apresentado sintomas de gripe ou tenham tido contato com outras pessoas com tais sintomas – a procurarem serviços de saúde pública para notificação e obtenção de orientações.

Em face deste cenário de pandemia oficialmente declarada por autoridades médicas e sanitárias, a Reitoria do IFBA esclarece à sua comunidade que estão sendo adotadas todas as medidas cabíveis para que sejam assegurados os cuidados e as condições necessárias para orientar servidores(as), professores(as) e estudantes em casos de suspeita ou confirmação de infecção pelo coronavírus.

Entre as medidas, estão a criação de um Comitê de Ações Contingenciais e a elaboração de um Protocolo de Informações e Recomendações sobre como agir em caso de suspeita ou confirmação de casos do novo coronavírus. Ressalte-se que tal Protocolo é subsidiado e fundamentado em orientações oficiais de órgãos nacionais e internacionais, além das medidas administrativas a serem observadas no âmbito deste Instituto, sobretudo em observância às disposições constantes na recente Instrução Normativa nº 19 de 12 de março de 2020 do Ministério da Economia.

A Reitoria esclarece que a adoção de tais medidas objetiva dar segurança e tranquilidade à comunidade IFBA e a todas as pessoas que diariamente circulam por nossos campi.

Luzia Mota
Reitora
registrado em: