Você está aqui: Página Inicial > Campus Irecê > Notícias e Comunicados IFBA Irecê > Comunicados 2020 > Nota da Reitoria - IFBA receberá recursos para comprar 2 mil tablets
conteúdo

Nota da Reitoria - IFBA receberá recursos para comprar 2 mil tablets

publicado: 28/07/2020 16h28, última modificação: 28/07/2020 16h28

Prezada Comunidade,

Esperamos que todos e todas estejam bem e em segurança.

Estamos realizando um conjunto de ações para garantir a Inclusão digital dos(as) estudantes do IFBA. Tais ações visam a assegurar a execução do plano de contingência e incluir digitalmente os(as) estudantes com maior vulnerabilidade social.

O Plano de Trabalho elaborado pelo IFBA, intitulado INCUIIFBA: Nenhum@ estudante a menos, e apresentado à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), do Ministério da Educação, foi aprovado.  Com isso, o Instituto Federal da Bahia vai receber recursos da ordem de R$ 1,5 milhão para a compra de dois mil tablets (32Gb de Memória, Processador quad-core, compatível com wi-fi, 3G e 4G).

A celeridade da Gestão do IFBA em negociar com a SETEC e a competência da equipe que construiu o Plano de Trabalho contribuíram decisivamente para sua aprovação pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica/MEC, o que inclui a Bahia no rol dos estados da Região Nordeste que obtiveram tal resultado - menos da metade dos nove estados nordestinos.  

O processo de compras dos equipamentos já foi iniciado no final de junho e outras ações estão em curso para assegurar a inclusão digital dos(as) estudantes do IFBA para que todos(as) possam ter acesso e desenvolver as atividades acadêmicas remotas.

O IFBA prepara-se para retomar o calendário letivo de 2020 nos seus 22 campi através do Ensino Remoto Emergencial (ERE), cuja implementação está prevista no Plano de Contingência Institucional do Instituto Federal da Bahia Frente à Pandemia do Sars-Cov-2 (Coronavírus). O documento, cuja versão preliminar tem 157 páginas, e está sendo discutido pela comunidade IFBA nas audiências públicas iniciadas na última sexta-feira (24), será apresentado no próximo dia 11 de agosto ao Conselho Superior (Consup), instância à qual cabe a decisão pela aprovação da versão final do Plano de Contingência.

De acordo com o MEC, “os equipamentos ficarão sob a responsabilidade das instituições de ensino que mantêm atividades não presenciais, em função da pandemia de Covid-19, e poderão ser emprestados aos alunos que não possuem acesso à tecnologia digital”.

Oportunamente, o IFBA emitirá Instrução Normativa com definições e orientações para os campi viabilizarem o empréstimo dos equipamentos a serem adquiridos com os recursos liberados pelo Ministério da Educação. 

Um abraço fraterno,

Luzia Mota
Reitora

registrado em: