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Apresentação

O Conselho Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) aprovou, no dia 24/09/2021, o Plano de Retomada Gradual das Atividades Presenciais.

A aprovação do Plano na forma da Resolução nº 28, de 28 de setembro de 2021, se deu após a realização de consulta e audiência públicas com a comunidade acadêmica sobre a minuta do documento, no mês de setembro. 

As atividades presenciais ainda estarão suspensas na primeira etapa do Plano de Retomada Gradual, a Fase Zero, na qual as unidades serão preparadas para o ingresso na Fase 1 e haverá o dimensionamento do número de servidores(as) e dos setores que retornarão ao trabalho presencial.

Acompanhe aqui cada Fase do Plano.

Conheça o Plano de Retomada Gradual

Acesse aqui o Plano de Retomada Gradual às Atividades Presenciais acadêmicas e administrativas nos cursos técnicos, superiores de graduação e de pós-graduação no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. Bem como os modelos de Termo de Adesão para discentes e servidores que retornarão às suas atividades presenciais.

Plano de Retomada Gradual às Atividades Presenciais

Modelo do Termo de Adesão Esclarecido - Comitê Central - Discente (Editável)

Modelo do Termo de Adesão Esclarecido - Comitê Central - Discente (PDF)

Modelo do Termo de Adesão Esclarecido - Comitê Central - Servidor(a) (Editável)

Modelo do Termo de Adesão Esclarecido - Comitê Central - Servidor(a) (PDF)

Fase 0

Ações desenvolvidas:

A Fase 0 do Plano de Retomada Gradual das Atividades Presenciais corresponde à suspensão total das atividades presenciais administrativas e acadêmicas.


Preparação das unidades do IFBA para o ingresso na fase 1.

  • Atividades de Ensino Não Presenciais Emergenciais conforme regulamentação da Resolução CONSUP nº30 de 23 de dezembro de 2020 ou posteriores alterações.
  • Dimensionamento do número de servidores(as) e dos setores que retornarão ao trabalho presencial na próxima fase.
  • Atividades administrativas essenciais conforme previsto na Resolução CONSUP nº 07/2020 e nº30/2020 ou outras que vierem a substituí-las.
  • Verificação da existência de infraestrutura, equipamentos, materiais e equipes necessárias para a garantia das condições sanitárias para o acionamento da fase seguinte.
  • Mapeamento e preparação dos laboratórios para as aulas práticas que serão permitidas na fase 1.


Status da Fase 0: Findou em 24/10/2021

Fase 01

Ações desenvolvidas:

A Fase 1 do Plano de Retomada Gradual das Atividades Presenciais ocorrerá com o retorno de até25% do efetivo de servidores(as) e estudantes das unidades do IFBA, de forma escalonada.

As atividades permitidas para a fase 1 são:

  • Preparação do campus para retorno de atividades acadêmicas e administrativas presenciais previstas na próxima fase.
  • Dimensionamento do número de servidores(as) e dos setores que retornarão ao trabalho presencial previstas na próxima fase.
  • Mapeamento dos espaços a serem utilizados nos campi e na reitoria segundo os protocolos sanitários previstos no Plano de Contingência do IFBA e nos manuais de biossegurança do CONIF.
  • Verificação da existência de infraestrutura, equipamentos, materiais e equipes necessárias para a garantia das condições sanitárias para o acionamento da fase seguinte.
  • Atividades acadêmicas facultativas para turmas concluintes para a realização de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), cumprimento de estágio supervisionado e práticas de laboratórios, além do desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão, desde que garantida a obediência a todas as normas de segurança previstas no Plano de Contingência e respeitando as especificidades de cada área.

 

Status da Fase 01: Em andamento - Iniciou em 25/10/2021 - Finda em 25/11/2021

Aprovado pela Resolução 10/2021 do Conselho de Campus

Horários de atendimento dos servidores escalados por setor

Fase 02

A Fase 2 do Plano de Retomada Gradual das Atividades Presenciais ocorrerá com o retorno de
até 50% do efetivo de servidores(as) e estudantes das unidades do IFBA, de forma escalonada.


As atividades permitidas para a fase 2 são:

  • Todas as atividades permitidas na fase anterior.
  • Atividades acadêmicas facultativas de forma escalonada para todas as turmas, no limite de contingente

de pessoal da fase 2, para prática de laboratório previstas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC),
desde que cumpridas as normas de segurança sanitária instituídas pelos Comitês Locais de Prevenção e

Combate à COVID-19.

  • Atividades administrativas a serem desenvolvidas nesta fase e que não possam ser

realizadas/otimizadas efetivamente através do trabalho remoto/online.

  • Dimensionamento do número de servidores(as) e dos setores que necessitarão trabalhar

presencialmente no acionamento da fase 3.

Status da Fase 02: Inicio em 26/11/2021 - Fim em xx/xx/2021

Aprovado pela Resolução 14/2021 do Conselho de Campus

Horários de atendimentos dos servidores escalonados por setor