conteúdo

O Projeto

A equipe do projeto de extensão "Monitoramento e orientação dos estudantes do IFBA- Campus irecê: uma proposta de bem estar e qualidade de vida em tempos de distanciamento social",  propõe iniciativas para a organização das atividades diárias dos discentes, bem como de seus familiares, com a função de apresentar alternativas para amenizar os impactos ocasionados por esta crise. Dessa forma, o presente BLOG (informativo e de monitoramento) é fruto dessas iniciativas e não terá um tema específico, mas um objetivo específico: a saúde mental e equilíbrio emocional.

Do Projto surgiu o Blog CONNECTVIDA, e outras plataformas como Instagram, Facebook e Youtube, fruto da "iniciativa de um grupo de professoras, técnicas, alunos e alunas do IFBA Campus Irecê no contexto da pandemia da COVID-19, no qual o novo coronavírus (SARS-CoV-2) acomete a maior parte dos países, sobretudo o Brasil. Neste momento, a vida assume outras prioridades, a rotina tal qual existia, não é mais viável e o surto viral nos impõem outras práticas de vida com novas organizações e dinâmicas".

"E como faremos isso? As publicações/atividades estão dividas entre os seguintes eixos: Saúde, Arte, Literatura e Tecnologia. Entendemos que tais eixos, quando pensados de forma conectada, oferecem suporte para que possamos alcançar nosso principal objetivo, melhorar a qualidade de vida dos discentes e familiares.

A expectativa é que o IFBA Campus Irecê consiga cumprir com sua responsabilidade social para com a comunidade do território, fortaleça os vínculos entre os atores da comunidade escolar, e minimize os impactos emocionais durante o estado de distanciamento. Além disso, entendemos que catalogar informações sobre os nossos estudantes e suas respectivas rotinas no período de distanciamento social poderá nos auxiliar no momento de retorno às atividades presenciais, que certamente terão uma configuração bem diferente do que estávamos acostumados". Fonte: Blog CONNECTVIDA

"Produção cultural e de reconhecimento negra"

Conhecimento negro/preto: divulgar, afirmar e reconhecer é pagar um pouquinho de nossa dívida histórica.

Por: Cecília Gama Souto 

O Brasil é uma nação multicultural, formada por vários grupos étnicos. Nesse contexto, devemos concentrar esforços para ampliar o olhar e enxergarmos além do negro escravizado, reconhecendo o conhecimento e a cultura do povo negro em segmentos como a literatura, música, artes plásticas, ciência, medicina, política, religião, influência linguística e muitos outros campos.

Precisamos buscar referências, pesquisar e estudar para conseguir perceber o nosso entorno, observando e vivenciando a cultura nas várias formas que ela se apresenta. Dessa forma, poderemos compreender a importância da cultura e do conhecimento negro/preto na sociedade. Pensando nisso, trarei, a seguir,  alguns tópicos sobre este tema.

Leia Mais

Portal Geledés

Por: Mariana Vieira

O Brasil é um país cuja história envolve diversos processos que, hodiernamente, estabeleceram uma sociedade repleta de preconceitos. Vivemos em um país racista e sexista, e estes ainda não correspondem a todos os tipos de discriminação aos quais estamos expostos. Em combate a tais preceitos, surge no dia 30 de abril de 1988 o Geledés Instituto da Mulher Negra, que tem como principal missão institucional a defesa das questões de gênero, raça e qualquer outra forma de intolerância que se opuser ao exercício da plena cidadania.

O Portal Geledés, que é o endereço eletrônico utilizado para o compartilhamento de notícias e espaço de debates acerca das pautas fundamentais do instituto, possui uma interface que garante ao leitor um fácil acesso aos materiais disponibilizados...

Leia mais

Edite o tile para adicionar o código que será incluído.

"Nossa Terra, Nossa Gente, Nossa Arte''

Poesia: Nossa terra ireceence

Se você é fã de poesia assim como a gente olha só o que Pedrinho preparou pra gente!

Acesse a poesia aqui

"Meu Corpo, Minhas Regras"

Meu corpo, minhas regras: a estética como construção da identidade

Hellen Martins

 Esta semana iremos refletir sobre a nossa relação com o nosso corpo e, também, sobre o papel da estética na construção da nossa identidade. A seguir, apresento algumas questões que auxiliarão na compreensão do que será apresentado no decorrer da semana.

  1. O que é estética e qual sua relação com a construção da identidade?

A estética é um ramo filosófico que busca estudar a beleza das coisas, principalmente, das pessoas. Ela está diretamente ligada ao conceito de beleza, e, por isso, inúmeras pessoas recorrem a vários tratamentos estéticos com o objetivo de mudar a sua aparência física. Tem sido comum a busca pela construção de uma identidade de forma associada, na maioria das vezes, a um determinado padrão de beleza.

É importante ressaltar que nossa identidade está diretamente ligada ao que vemos no mundo e o padrão que vemos normalmente é, no caso dos homens, um corpo sarado e musculoso e, no caso das mulheres, um corpo magro, com cintura fina, seios grandes e quadris largos...

Leia mais...

Mídias Sociais

Eventos

Vídeos

Arraste uma pasta ou coleção para popular o tile.

Arraste uma pasta ou coleção para popular o tile.

Contatos

Equipe organizadora: 

Alba Valeria Neiva Rodrigues 
Ariana Dionisio dos Santos
Caio Matos Siqueira
Carla Santos Conceição
Cecília Gama souto
Diego Almeida
Hellen de Souza Martins
Henrique Ribeiro Gonçalves
Jaíba Rodrigues Moreira
Jéssica Ferreira França
Lais Farias Alves
Marissol de Oliveira Barreto Mendes
Matheus Lima Barreto 
Palloma Rios da Silva
Pedro Henrique Pereira Soares 
Raissa Ribeiro da Silva 
Samile Guimarães Nogueira
Weri Oliveira Santos

E-mail: connectvidaifba@gmail.com




Página da Seleção de Voluntários