Você está aqui: Página Inicial > Campus Irecê > 2018 > IFBA presente da segunda edição da Campus Party Bahia

IFBA presente da segunda edição da Campus Party Bahia

publicado: 18/05/2018 16h40, última modificação: 18/05/2018 19h44

Começou ontem (17) e vai até o próximo domingo (20) a segunda edição da Campus Party Bahia, evento que mistura inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e universo digital, na Arena Fonte Nova, em Salvador. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). mais uma vez, se faz presente no evento.

O IFBA que esteve presente na edição anterior apenas como participante, nesta edição, ampliou sua participação, atuando também como responsável pela organização das competições de robótica e montando um estande no evento.

No estande, é possível conhecer algumas das inovações que estão sendo desenvolvidas no Instituto, como o “BusBlind- Estação de ônibus com alerta sonoro de aproximação” O projeto do Grupo de Pesquisa em Sistema de Automação e Mecatrônica (Gsam), sob coordenação professores Justino de Medeiros e Andrea Bitencourt, prevê que as estações de ônibus anunciem quais linhas estão se aproximando. “O Busblind é útil não apenas para cegos, mas também para quem não sabe ler e para os distraídos”, informou Gabriel Soares, membro do Gsam.

Já na área reservada ao Polo de Inovação Salvador (PIS) são apresentados  alguns dos serviços tecnológicos ofertados pela unidade, como o Scanner e a impressora 3D. O estudante de engenharia mecânica, Magno Medeiros, exemplificou a utilidade dos equipamentos.  “A impressão 3D pode ser utilizada desde a indústria de brinquedo, para fazer protótipo como observação estratégica, como pela industria da área biomédica, para a criação de protótipos personalizados. Através do uso do scanner 3D, é possível  construir um equipamento com forma orgânica do paciente, explicou.

O Campus Irecê também prestigia o evento com a participação de 36 (trinta e seis) alunos  e 04 (quatro) professores.

Durante o evento o professor Cássio Lima, coordenador do curso superior em Análise e Desenvolvimento, se reuniu com a secretária estadual de políticas para as mulheres, Julieta Palmeira, para discutir formas de conscientizar os alunos sobre o problema da violência contra a mulher.

A professora Lais Farias foi convidada pela Secretaria Secretaria de Ciência e Tecnologia da Bahia (SECTI - Bahia) para participar de um painel acerca das mulheres no mercado de tecnologia da informação.
A professora falou sobre suas dificuldades para ganhar espaço no mercado de trabalho e destacou que uma das formas de equalizar a discrepância entre homens e mulheres no mercado de TI é "ofertar disciplinas de lógica de programação desde o ensino fundamental para despertar nos alunos, especialmente nas meninas, habilidades como algoritmos e raciocínio computacional, e consequentemente interesse na área de computação".

Os estudantes do Hotel de Projetos do Campus Irecê também marcaram presença. Para o professor Rogério Vilas Boas, Coordenador do Hotel de Projetos, "o evento é uma excelente oportunidade para estimular nos estudantes o surgimento de idéias voltadas para o empreendedorismo, criatividade, inovação e tecnologia".

O estande do IFBA está localizado na área gratuita do evento. Toda a programação da Campus Party pode ser conferida aqui.

Fonte: Comunicação Reitoria/ Campus Irecê