Você está aqui: Página Inicial > Campus Irecê > 2018 > Encontro de Computação dos IF’s recebe artigos de professores e estudantes até 23 de março

publicado: 02/03/2018 07h53, última modificação: 02/03/2018 07h54

Entre os dias 22 e 26 de julho acontecerá, no Centro de Convenções de Natal (RN), o XXXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), considerado o maior evento do país na área. Englobando a sua programação, o 5º Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais (EncompIFB) reunirá estudantes e professores do ensino médio dos IF’s e de instituições que oferecem cursos técnicos em informática, com o objetivo de oportunizar a troca de experiências e estimular ações parceiras entre os participantes.

Empenhados em garantir a expressiva participação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) no evento, através da apresentação de trabalhos, professores do IFBA que integram o comitê organizador do evento estão realizando ações de divulgação nos campi do Instituto.

“A participação em um evento científico é importante para a formação dos estudantes e, em especial, o CSBC tem 24 eventos associados, o que permite uma visão ampla da Computação. O EncompIF é está focado nas ações científicas desenvolvidas nos Institutos Federais.  Na primeira edição do evento recebemos 88 artigos, dos quais 22 foram aceitos. Já na segunda edição, de 128 artigos, tivemos 21 aceites. Este nível de competitividade tem se mantido nas demais edições do evento”, afirma o diretor de pesquisa, pós-graduação e inovação e professor do campus Salvador, Allan Edgard Freitas.

As submissões de artigos técnicos ocorrem até o dia 23 de março, através do Sistema JEMS. Os trabalhos devem ser submetidos no sistema Blind Review, que não permite a inclusão de informações referentes à identificação dos autores. Além disso, devem atender a uma das linhas definidas: com a orientação de estudantes do ensino médio; desenvolvidos em cursos de graduação e pós-graduação ou ainda sob a iniciativa de professores.

O resultado será divulgado no dia 23 de abril e a submissão definitiva do artigo deve ocorrer no dia 30 de abril, data em que se encerrarão as inscrições no evento. Os dois melhores artigos receberão uma menção honrosa.

O IFBA no EncompIF

Professores do IFBA integram o comitê organizador do EncompIF desde a sua primeira edição. Em suas participações no evento, o Instituto já apresentou trabalhos em nível de graduação e de pós-graduação em edições anteriores do evento.

Mais informações no site do CSBC.

Fonte: Comunicação DGCOM, por Helen Sampaio