Você está aqui: Página Inicial > Campus Irecê > 2018 > Campus Irecê marcará presença com 04 (quatro) obras na I Mostra Cultural organizada pela Reitoria do IFBA

publicado: 25/05/2018 10h44, última modificação: 25/05/2018 12h41

O Campus Irecê participará da I Mostra Cultural organizada pela Reitoria do IFBA. O evento com o tema “Baianidades Possíveis” ocorrerá entre os dias 28 a 30 de maio em Salvador. A mostra visa promover projetos culturais e artísticos em todos os campi da Instituição, junto à comunidade acadêmica, local e regional.

O Campsu teve 04 (quatro) obras selecionadas, todas interagem com as diversas linguagens artísticas. As obras artísticas são de autoria dos estudantes que integram o grupo cultural SER-TÃO CANTIGUEIRX. O grupo atua no campus, sob a coordenação da Professora Alba Valéria docente da disciplina de Artes.

WhatsApp Image 2018-05-22 at 17.11_edited.jpg
Equipe que representará o campus

A professora Alba Valéria, docente da disciplina de Artes, e coordenadora do Projeto, reafirma a importância desse trabalho para os alunos. "Consideramos de extrema relevância a participação dos discentes em eventos como este, uma vez que a arte e suas manifestações se colocam enquanto instrumentos para formar sujeitos capazes de ler o mundo em uma perspectiva crítica, ampliar a capacidade afetiva das pessoas e proporcionar o trabalho coletivo" afirma a Docente.

Resumo das obras:

Obra 1/Tema: História da produção do feijão em Irecê: cantos e versus

Por meio de um espetáculo teatral a história da produção do feijão  é narrada. Os pontos são abordados de forma crítica e política: criação da estrada do feijão, o local onde o produto era comercializado antes de ser enviado para outras localidades do país denominada, praça do feijão e como esta produção desordenada reverberou no ecossistema na micro região de Irecê, impactando diretamente no solo, nas águas, na produção e, sobretudo, na vida dos pequenos proprietários que tiram o seu sustendo da produção agrícola. A narrativa faz um recorte de 20 anos e se passa entre os anos 60 a 80.

Obra 2/Tema: “PROSÁPIA: Às heroínas do congo”

A respectiva apresentação faz uma homenagem as mulheres de comunidades quilombolas, tendo como figura central Dandara dos Palmares. A força feminina de Dandara é abordada em meio a resistência e luta pela liberdade.

Obra 3/Tema:  Celebrando a pluralidade

Muita música, dança e poesia são as linguagens artísticas utilizadas para ressaltar uma das principais culturas da caatinga brasileira: o reisado. O espetáculo aborda como que essa cultura centenária chega em terras brasileiras e como as populações que vão se constituindo no território brasileiro agrega e reproduz os festejos do reisado.

Obra 4/Tema:  Bahia também é cangaço

A história de um dos maiores personagens da história nordestina, Lampião é retratada nessa narrativa que aborda a chegada de Lampião no inferno.

Sua estreia traz o tema Baianidades Possíveis, e tem como objetivo contemplar as diversidades socioculturais existentes nos territórios onde estão instalados os 23 campi do IFBA, além de promover o intercâmbio entre discursos, representações e os modos de constituir a identidade de ser baiano.

Confira programação completa aqui: I Mostra Cultura do IFBA

Mais informações podem ser obtidas no telefone (71) 3221 – 0384 ou pelo e-mail mostraculturalifba@gmail.com.

Leia mais: Apresentações artísticas e homenagens marcarão a I Mostra Cultural do IFBA