Você está aqui: Página Inicial > Campus Irecê > 2017 > Visita Técnica proporciona prática interdisciplinar a alunos do Campus Irecê
conteúdo

Visita Técnica proporciona prática interdisciplinar a alunos do Campus Irecê

Professores de Física, Biologia e História se unem para realizar visita em Salvador.

publicado: 18/04/2017 13h26, última modificação: 26/04/2017 10h07

Entre os dias 29 de março e 01 de abril, alunos dos cursos de Biocombustíveis, Eletromecânica e Informática do IFBA – Campus Irecê, partiram rumo a Salvador para participar de visita técnica a laboratórios, museus e monumentos históricos, com a proposta de unir prática e teoria em atividades didáticas interdisciplinares.

 A visita proposta pelo professor de física, Alexandre Santos, teve como público-alvo 21 alunos selecionados por se destacarem no ano letivo 2016, tendo como objetivo aliar a experiência prática à teoria abordada em sala de aula. Segundo o professor, atividades práticas tornam o aprendizado mais fácil, pois não se faz necessária a abstração do conteúdo. “Estar no local possibilita uma visão mais rica do que qualquer imagem ou vídeo”, ressalta Alexandre.

 Com a colaboração dos professores Aline Moraes (Biologia), Djalma Santos Melo Júnior (História) e Carlos Joulbert (Microbiologia), o roteiro contemplou visita ao Museu de Eletricidade da Coelba, aos laboratórios da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a locais históricos da capital baiana.

 Para Gabriel Batista, aluno do 2º ano de Eletromecânica, a visita cumpriu com seus objetivos, de forma mais dinâmica, pois uniu a teoria vista na sala de aula com a prática. “Você vê que de fato as coisas existem e isso ajuda a entender melhor o conteúdo”, relata.

 A aluna de Biocombustíveis, Ainan Oliveira, destaca que a experiência na Fiocruz, por exemplo, foi muito interessante por conseguir transpor o conhecimento para a realidade. “Percebemos os conhecimentos de Biologia, Física, Química, todos sendo aplicados para pesquisas em prol da saúde pública. Na escola sempre vemos as matérias e os assuntos divididos e acabamos pensando que são isolados. Na viagem vimos que os conhecimentos são todos interligados”, concluiu a aluna.

 Guilherme Santos, aluno do 2º ano de Informática, considera que a visita contribuiu para sua formação geral ao aprofundar determinados assuntos, dando a oportunidade de perceber as coisas de forma diferente, mais aprofundada. "No momento que tinha contato com algo referente à Biologia, podia perceber que aquilo também envolvia um conceito físico e, ao mesmo tempo, havia todo um contexto histórico que explicava o porquê daquilo“, relata Guilherme.

Vejam algumas fotos aqui.

registrado em: