Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2016 > Aprovada promoção do primeiro professor da carreira titular em magistério superior do IFBA
conteúdo

Aprovada promoção do primeiro professor da carreira titular em magistério superior do IFBA

por Iali Moradillo publicado: 29/07/2016 12h38, última modificação: 29/07/2016 12h38

Na manhã de hoje (29), foi aprovada pela Comissão Especial de Avaliação de Desempenho a promoção de carreira para o professor Mário Cezar Alves da Silva, sendo o primeiro docente titular em magistratura superior do IFBA.

Mário, que é professor de engenharia mecânica do campus Salvador, é graduado em engenharia mecânica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e mestre em engenharia elétrica, pela mesma intuição. Possui doutorado em ciência e engenharia dos materiais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), também é membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFBA e tem experiência na área de engenharia de materiais e metalurgia, atuando nas linhas de pesquisas de processamentos e caracterização de materiais.

Para ele, o momento é de felicidade pois “quando a gente entra em uma carreira, objetiva atingir o ápice, então,  é como se fosse uma redenção. Meu objetivo sempre foi continuar na carreira e chegar lá no topo, mesmo com as dificuldades enfrentadas, como a criação de novas classes na carreira”, afirmou o docente.

Para o professor Ronaldo Bruno Leal, Secretário da Comissão e membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CCPD), a titulação concedida é importante não somente para o professor, mas para o IFBA, pois melhora a qualificação do quadro docente da instituição, já que é necessário ter doutorado e possuir uma vasta carreira acadêmica.

A banca avaliadora foi composta por pelos professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) Marluce Oliveira da Guarda Soouza, Marta Valeria Almeida Santana e Tânia Regina Dias Silva Pereira, pelo professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano ) e pelo professor do IFBA Ebenézer Silva Cavalcanti.

Ebenézer explicou que o trabalho da Comissão é baseado na Resolução  nº 39, de junho de 2014, e que a promoção pode ser concedida de duas formas: através de uma defesa de uma tese inédita ou de uma análise de um memorial descritivo, que deve conter todo o histórico acadêmico do solicitante, como as atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão acadêmica e produção profissional relevante, caso do professor Mário Cézar