Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2018 > Periódico internacional de bioquímica publica artigo de professor do IFBA
conteúdo

Periódico internacional de bioquímica publica artigo de professor do IFBA

por Henrique Soares publicado: 21/02/2018 15h22, última modificação: 21/02/2018 15h23

A edição de maio de 2018 do Journal of Inorganic Biochemistry publicou o artigo científico Thiocarbonyl-bound metallonitrosyl complexes with visible-light induced DNA cleavage and promising vasodilation activity”. Um dos autores é o professor do campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Carlos Daniel da Silva. Ele divide a autoria com pesquisadores brasileiros ligados às universidades federais do Ceará (UFCE), do Rio de Janeiro (UFRJ) e às estaduais de Campinas (Unicamp) e do Ceará (Uece).

Dos 13 artigos presentes na edição, três foram escritos por cientistas ligados a instituições brasileiras dos estados da Bahia (IFBA), Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás e Minas Gerais. Além do Brasil, o periódico também traz pesquisas de instituições do Canadá, Índia, Itália, Argentina, França, Polônia, Portugal, Irlanda, China, Espanha e Dinamarca.

O pesquisador explica que o artigo descreve a síntese de dois novos compostos que são potenciais antitumorais e anti-hipertensivos. Ele detalha que para fundamentar a formulação ou composição química dos compostos, várias técnicas foram utilizadas, incluindo cálculos realizados por computadores. “Testes biológicos com ratos e células de glioblastoma humano, um tumor mais agressivo do sistema nervoso central, endossam a potencialidade dos compostos como anti-hipertensivos e antitumorais”, pontua Carlos Daniel.

Confira a edição completa aqui

 

Por Henrique Soares-  Comunicação – Campus Salvador

registrado em: ,