Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2018 > Inscrições abertas para programa de bolsas no Canadá
conteúdo

Inscrições abertas para programa de bolsas no Canadá

por Iali Moradillo publicado: 21/11/2018 10h00, última modificação: 21/11/2018 10h03

 Até o dia 4 de dezembro, é possível se inscrever para concorrer a uma bolsas de estudos no Canadá através da “Seleção de estudantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para participação no programa de bolsas de estudo Canadá-Brasil (Canada-Brazil Scholarship Programs - CBSP) 2019-2020”, desenvolvido através de uma parceria entre o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e o Colleges and Institutes Canada  (CICan).

O CBSP é dedicado aos estudantes brasileiros das Instituições que compõem a Rede Federal de todo o país que estejam dispostos a aperfeiçoar seu inglês ou francês e estudar em instituições canadenses. No total, serão concedidas cinco bolsas, sendo compostas por: curso de idioma (inglês ou francês); dois semestres de graduação e estágio ou participação em projeto de pesquisa.

As bolsas de estudos incluem taxas de matrícula, ajuda de custo para compra de materiais de estudo e despesas de viagem de ida e volta do Canadá e  uma ajuda de custo para cobrir despesas de acomodação, além de ajuda de custo mensal e seguro de saúde de emergência durante o período de estudos no Canadá.

Na última edição do programa, Gabriel Sousa, do curso de graduação tecnológica de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do campus Salvador foi selecionado pelo programa .

Para se candidatar é necessário estar regularmente matriculado em uma instituição que integre a Rede Federal; ter completado, no mínimo, dois semestres consecutivos como aluno regular de um curso superior de tecnologia (tecnólogo) em uma instituição da Rede Federal, sem reprovações ou notas incompletas; ter, no mínimo, um semestre acadêmico a ser concluído após o retorno dos estudos no Canadá;

possuir coeficiente de rendimento maior ou igual a 70% e apresentar resultados satisfatórios em um dos testes de proficiência em inglês ou em francês.

Estudantes que não realizaram um dos testes de proficiência acima deverão fazer um teste de idiomas e uma entrevista (administrada em nome do CICan) para determinar o nível de proficiência e a duração do curso de idiomas que será necessário no Canadá. Uma pontuação mínima de nível B2 no Quadro Europeu Comum de Referência (Common European Framework of Reference - CEFR) é necessária para se qualificar.

Os interessados deverão submeter formulário de inscrição e demais documentos de apoio (confira aqui) à Assessoria de Relações Internacionais (Arinter) através dos emails: international@ifba.edu.br e ifbahiainternational@gmail.com.

registrado em: , , ,