Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2018 > IFBA se destaca na segunda edição da Campus Party Bahia
conteúdo

IFBA se destaca na segunda edição da Campus Party Bahia

por Helen Sampaio publicado: 21/05/2018 19h08, última modificação: 22/05/2018 16h51

IMG_0617.JPG
Apresentações dos trabalhos do IFBAao público

Considerada “a maior experiência tecnológica do mundo”, a Campus Party Bahia (#CPBA2) reuniu milhares de jovens, entre os dias 17 e 20 de maio, na Arena Fonte Nova, entre os quais, estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), motivados pelo desejo de socializar a experiência vivida no Instituto e os projetos desenvolvidos com o propósito de atender às demandas da sociedade. Públicos de outras faixas etárias também marcaram presença no evento, que contou com competições, palestras, debates, oficinas, workshops e a maratona de programação (hackathon).

Assumindo papel de protagonista na segunda edição do evento, o IFBA foi o responsável pela inserção do inédito estande "Robóti campus", no qual os estudantes do Instituto apresentaram ao público diversos projetos inovadores. O espaço foi aberto a outras instituições, como a Universidade Federal da Bahia (UFBA), que também demonstrou seus projetos desenvolvidos na área.

IMG_0631.JPG
Estudantes apresentam a "casa automatizada" no estande do IFBA

Sainara Santos, Joseclane Linhares e Aline Vitória, que participaram do curso preparatório Pré-IFBA - realizado em parceria com a Base Comunitária de Segurança (BCS) do Bairro da Paz - e agora estão no primeiro ano de Automação, apresentaram o protótipo da “Casa automatizada”, que conta com sensores de som, temperatura e presença. As três se disseram empolgadas com a oportunidade de participar pela primeira vez de um evento como a Campus Party, representando o IFBA, e atender a necessidades específicas da população.

IMG_0564.JPG
Projetos da equipe IFOXES são apresentados no estande

Empolgados também ficaram os estudantes Natã Botelho e Guilherme Loredo, integrantes da equipe IFoxes do campus Vitória da Conquista, que venceu a competição “Robô Resgate”, criada pelos professores do IFBA como uma preparação para a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Além dos robôs criados para competições, a equipe coordenada pelo professor Jaime Filho também desenvolveu protótipos para estimular, nos mais novos, o aprendizado da Robótica. “Já estamos desenvolvendo esse trabalho na área de Robótica há dois anos e de lá para cá participamos de vários eventos. Na primeira Campus Party, em 2017, participamos somente das competições de Robótica e, dessa vez, ganhamos o ingresso que permite o acesso a todos os espaços do evento, então está sendo uma ótima experiência”, disse Natã.

IMG_0517.JPG
Roda de conversa sobre TA

O IFBA também marcou presença em todos os espaços destinados a palestras e debates na área de tecnologia e inovação. “É perceptível o reconhecimento do Instituto, perante a sociedade baiana, como uma instituição centenária que se destaca no âmbito da tecnologia e inovação. Viramos referência em Robótica Educacional e em Tecnologia Assistiva e isso é ótimo porque significa mais massa crítica, mais pesquisadores e alunos, formando uma nova área dentro do Instituto. Reconhecemos que ainda precisamos difundir essas áreas para os campi do interior e, nesse sentido, já estamos desenvolvendo, com a Proex, projetos que funcionarão de forma itinerante”, pontuou o professor Justino Medeiros, que foi um dos convidados da roda de conversa sobre Tecnologia Assistiva. Os participantes da roda tiveram oportunidade de saber mais sobre o protótipo da bengala automatizada e discutir os desafios relacionados à inclusão e à acessibilidade, na tentativa de promover ações democráticas em vez de assistencialistas.

IMG_0735.JPG
Palestra "Sim!Nós Inovamos!" com o professor Handerson Leite

Outro momento importante foi a palestra “Sim! Inovamos!”, conduzida pelo professor e diretor do Polo de Inovação Salvador (PIS), Handerson Leite, na qual foi apresentado o caminho percorrido pelo IFBA na área de inovação em saúde, desde 1997 até o ano presente, com a atuação do PIS, uma unidade especial do IFBA voltada ao atendimento do setor produtivo, através das linhas de atuação de pesquisa, desenvolvimento e inovação; formação de recursos humanos e prestação de serviços tecnológicos.

IMG_0719.JPG
Parte da equipe do IFBA (no centro,professores Andréa e Justino, o reitor, Renato da Anunciação Filho), o presidente da Campus Party, Francesco Farruuggia, e o secretário da Secti, Rodrigo Hita

 

Para a professora Andréa Bitencourt, que esteve à frente da organização do evento e foi a curadora de Robótica e da programação geral do evento, o IFBA trouxe para esta edição da Campus Party, um evento mais dinâmico e interativo, com maior mostra de trabalhos e mostrando o potencial da Bahia na área de Robótica. “Desde a nossa primeira participação, no ano passado, temos fortalecido nossas parcerias, não só com o Instituto Campus Party, mas também com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e, em breve, teremos novidades sobre projetos que serão implantados ainda este ano, como fruto do estreitamento dessas relações”, concluiu.

Confira a cobertura da TV IFBA.

Leia mais: IFBA presente da segunda edição da Campus Party Bahia