IFBA participa de evento de robótica na Paraíba
Entre os dias 6 e 10 de novembro, aconteceu no Centro de Convenções de João Pessoa (PB), o “ROBÓTICA 2018”, evento que reuniu as mais respeitadas competições e os mais importantes congressos científicos nas áreas de robótica e Inteligência Artificial (IA) na América Latina, como a Etapa Nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), a Competição Latino Americano de Robótica (Larc) e a Mostra Nacional de Robótica (MNR).
Este ano o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), contou com uma delegação de 48 pessoas, entre alunos e corpo técnico.
Um dos grandes destaques, foi a equipe do campus Jequié, Include SunCity, que conquistou o primeiro lugar na modalidade CoSpace Rescue Secondary na Larc. Sob orientação do professor Andrique Amorim, os alunos Luiz Felipe Lopes, Luis Felipe Silva, Michell Dias e Renatta Correia garantiram vaga para o mundial do Robocup, que acontecerá em julho de 2019 , na Austrália.
Já na OBR, o Instituto foi representado pela equipe HighGround, de Vitória da Conquista, composta pelos alunos Heitor Souza, José Roberto Brito, Lázaro Ramos e Leonardo Filho, orientados pelo professor Jaime Filho e pelos discentes do campus Salvador: Elias Lopes, Eric Lima e Magno Morelli, que , sob orientação dos professores Andrea Bitencourt e Justino Medeiros, atuaram como árbitros da competição.
Além dos estudantes que arbitraram, o professor do campus Porto Seguro, Diogo Pereira, atuou como coordenador de umas das categorias na Larc, enquanto Andrique Amorim, de Jequié, assumiu a função de coordenador geral da cmpetição Robocup Junior.
Em relação à Mostra Nacional de Robótica, os estudantes dos campi Jequié, Salvador, Simões Filho e Vitória da Conquista apresentaram um total de 12 trabalhos.
Para Débora Costa, bolsista das ações de robótica no IFBA, o evento apresentou um saldo muito positivo para a Instituição: “tivemos uma participação muito expressiva em relação aos outros anos, especialmente na OBR, que teve uma quantidade maior de campi participando, o que mostra que está havendo uma difusão da robótica”, informou. Para ela, o evento contribuiu para a integração entre os estudantes. “Houve uma grande interação entre campi também. Estou muito feliz com esse momento da robótica no IFBA, pude acompanhar satisfação dos estudantes em ver seus projetos apresentados”, concluiu.