Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2018 > IFBA garante medalhas e menções honrosas na OBMEP 2018
conteúdo

IFBA garante medalhas e menções honrosas na OBMEP 2018

por Helen Sampaio publicado: 10/12/2018 17h52, última modificação: 12/12/2018 13h36

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) obteve destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2018, ganhando quatro medalhas de bronze e diversas menções honrosas. As medalhas foram conquistadas por estudantes dos campi Eunápolis, Irecê e Jacobina. Além destes, os estudantes do campus Jequié também receberam menções honrosas.

A pró-reitora de Ensino, Jaqueline de Oliveira, atribui o bom resultado aos trabalhos realizados nos campi. “Temos tido, nos últimos anos, excelentes resultados nas Olimpíadas do Conhecimento, isso é fruto do trabalho realizado nos campi, sempre pautado no tripé Ensino-Pesquisa-Extensão. A realização de aulas práticas faz com que desperte no aluno o interesse em buscar mais, conhecer mais e participar de projetos de pesquisa e extensão e o aluno reconhece a importância de cada disciplina para a sua vida acadêmica e profissional”, pontua.

O campus Jacobina - o mais premiado - foi um dos  que promoveu as aulas práticas. Lá os estudantes recém-chegados tiveram a oportunidade de participar do curso de matemática básica com o professor, mestre em matemática pura e coordenador local da OBMEP, Ricardo Mesquita. Aula expositiva, resolução de exercícios (com entrega de apostilas) e análise de situações do cotidiano fizeram parte da metodologia de estudos.  “A cada ano, os resultados conquistados por nossos estudantes desmistificam as impressões que a maioria dos alunos do ensino médio tem em relação à disciplina matemática e isso contribui motivando-os para tentar melhores resultados na matéria”, destaca Mesquita.

A OBMEP é destinada a estudantes do 6º ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio e tem o objetivo de estimular o estudo de matemática e identificar talentos na área, através da realização de provas distribuídas em duas fases, ao longo do ano. Criada em 2005, é uma iniciativa do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

As cerimônias de premiação ocorrerão no próximo ano.

Confira a lista de premiados abaixo:

Eunápolis

Medalhista de bronze: Arthur Sambrano Costa Dantas - 1º ano do integrado em edificações

Irecê

Medalhista de bronze: Rickelvi Vilela de Araújo - 3º ano de informática

Menções honrosas:

Gabriel Bastos Porto - 3º ano de informática

Daniel Pereira Silvestre - 2º ano de eletromecânica

Keite Pereira Malaquias - 2º ano de informática

Rafael da Silva Dourado Ribeiro - 2º ano de informática

Jequié

Menções honrosas:

Anna Clara Maia

Cassio Dias Almeida

Layla Andrade de Almeida

Luíz Felipe Soares Lopes

Michell Lincoln Barreto Dias

Tarsila Rios Cabral

Jacobina

Medalhistas de bronze: Alan Barbosa Oliveira - 4º ano de eletromecânica; Felipe Rocha Torres - 3º ano de informática

Menções honrosas:

4º ano de eletromecânica

Adriele Miranda Lago

Tales Ferreira Carvalho

3º ano de eletromecânica

Bruno Levy de Souza Amaral Maia

David Santos de Carvalho

Gabriel Mota Miranda

Geovana da Silva Lira

Heitor Souza da Rocha Araújo

Kevillyn Gama Batista

1º ano de eletromecânica

Ian Miranda Lago

Thales Gabriel Queiroz Santos

3º ano de mineração

Jaedson de Souza Santos

 

*Em coautoria com a jornalista Verusa Pinho (Comunicação - Jacobina) e com a colaboração dos comunicadores dos campi Eunápolis e Irecê

registrado em: , ,