Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2018 > IFBA garante medalhas e menções honrosas na OBMEP 2018

IFBA garante medalhas e menções honrosas na OBMEP 2018

por Helen Sampaio publicado: 10/12/2018 17h52, última modificação: 12/12/2018 13h36

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) obteve destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2018, ganhando quatro medalhas de bronze e diversas menções honrosas. As medalhas foram conquistadas por estudantes dos campi Eunápolis, Irecê e Jacobina. Além destes, os estudantes do campus Jequié também receberam menções honrosas.

A pró-reitora de Ensino, Jaqueline de Oliveira, atribui o bom resultado aos trabalhos realizados nos campi. “Temos tido, nos últimos anos, excelentes resultados nas Olimpíadas do Conhecimento, isso é fruto do trabalho realizado nos campi, sempre pautado no tripé Ensino-Pesquisa-Extensão. A realização de aulas práticas faz com que desperte no aluno o interesse em buscar mais, conhecer mais e participar de projetos de pesquisa e extensão e o aluno reconhece a importância de cada disciplina para a sua vida acadêmica e profissional”, pontua.

O campus Jacobina - o mais premiado - foi um dos  que promoveu as aulas práticas. Lá os estudantes recém-chegados tiveram a oportunidade de participar do curso de matemática básica com o professor, mestre em matemática pura e coordenador local da OBMEP, Ricardo Mesquita. Aula expositiva, resolução de exercícios (com entrega de apostilas) e análise de situações do cotidiano fizeram parte da metodologia de estudos.  “A cada ano, os resultados conquistados por nossos estudantes desmistificam as impressões que a maioria dos alunos do ensino médio tem em relação à disciplina matemática e isso contribui motivando-os para tentar melhores resultados na matéria”, destaca Mesquita.

A OBMEP é destinada a estudantes do 6º ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio e tem o objetivo de estimular o estudo de matemática e identificar talentos na área, através da realização de provas distribuídas em duas fases, ao longo do ano. Criada em 2005, é uma iniciativa do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

As cerimônias de premiação ocorrerão no próximo ano.

Confira a lista de premiados abaixo:

Eunápolis

Medalhista de bronze: Arthur Sambrano Costa Dantas - 1º ano do integrado em edificações

Irecê

Medalhista de bronze: Rickelvi Vilela de Araújo - 3º ano de informática

Gabriel Bastos Porto - 3º ano de informática

Daniel Pereira Silvestre - 2º ano de eletromecânica

Keite Pereira Malaquias - 2º ano de informática

Rafael da Silva Dourado Ribeiro - 2º ano de informática

Jequié

Anna Clara Maia

Cassio Dias Almeida