IFBA é instituição parceira de encontro sobre dados abertos
O 1° Encontro Dados Abertos acontece nesta quarta-feira, 9, no auditório do Ministério Público do Estado, localizado na quinta avenida do Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Neste evento, será lançado o Índice de Dados Abertos da cidade de Salvador, desenvolvido pela Open Knowledge Brasil (OKBR) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) é instituição parceira do encontro que contará com palestras, debates e mesas-redondas. O professor do campus Salvador do IFBA, Pablo Florentino, participará da mesa “Sociedade e inovação cívica”. O professor é pesquisador da área da Ciência dos Dados e participa do grupo local que construiu o Índice de Dados Abertos da capital baiana. Florentino afirma que “ainda estamos longe de uma política efetiva de dados abertos nas esferas estadual e municipal. Mesmo os atuais portais de transparência deixam muito a desejar. Enfrentamos problemas sérios de falta de acesso a projetos e dados públicos que nos levam a situações de grande conflito social. A maior relevância deste evento está em criar uma cultura de transparência e dados abertos em todas as instâncias dos órgãos públicos”, conclui.
Empreendedores, pesquisadores, especialistas, agentes públicos e cidadãos interessados na agenda de dados abertos, novas tecnologias e modernização da administração pública podem realizar a inscrição, gratuitamente.
Comunicação - Campus Salvador