I Seminário de Meio Ambiente do campus Jacobina acontece até esta sexta-feira (30)
Na sua apresentação, Markus Breuss, membro de diferentes organizações da sociedade civil, como o Quilombo Erê, comitê de bacia hidrográfica e rede de feiras agroecológicas; contextualizou o cenário ambiental, citando a não priorização do assunto por parte do presidente eleito, bem como o posicionamento preocupante da maior liderança política mundial [Donald Trump] ao classificar o aquecimento global uma falácia. Em seguida, elencou os pontos fortes da produção orgânica em comparação à agricultura convencional.
A explanação dialogou com a fala de Robson Rodrigues e do público presente, que teve a oportunidade de fazer perguntas diretamente aos palestrantes, compartilhando reflexões acerca da temática da noite. O possível afrouxamento das leis ambientais, em detrimento da agricultura familiar e da causa indígena, também perpassou pela discussão. Robson ainda frisou a relação da poluição gerada por agrotóxicos em nível local com o macroambiente, instigando o público a pensar sobre o papel individual e coletivo no enfrentamento de tais problemas.
Nesta quinta-feira, 29, o eixo do debate estará focado na gestão e no controle dos recursos hídricos na mineração. Na ocasião, os visitantes poderão prestigiar exposições de fotografia e animais silvestres, além do lançamento da obra “Os mineiros da Bolívia: Identidade, conflito e consciência de classe”, fruto da dissertação de mestrado do sociólogo e professor do IFBA Joallan Rocha. No último dia de evento, 30, a mesa-redonda abordará a “Gestão das águas e o Saneamento Básico”.Outros registros fotográficos estão disponíveis na fanpage oficial do campus.
Comunicação – Campus Jacobina