Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2018 > Equipe de Jequié é campeã latino-americano de Robótica
conteúdo

Equipe de Jequié é campeã latino-americano de Robótica

por Ivan Bezerra publicado: 19/11/2018 12h50, última modificação: 19/11/2018 12h55

 O campus Jequié conquistou o 1º Lugar na Robocup Junior Cospace Rescue Secondary (Campeão Latino Americano de Robótica – LARC 2018) com a equipe Include SunCity, formada pelos estudantes do 3º ano do Ensino Médio-Técnico Integrado de Informática do campus Jequié, Luis Felipe Rocha Silva, Michell Lincoln Barreto Dias, Renatta de Andrade Correia e Luiz Felipe Soares Lopes, sob o comando técnico do professor Andrique Figueirêdo Amorim.equipe campea cospace 02.jpg

Com o resultado na competição realizada em João Pessoa na Paraíba entre os dias 6 e 10 de novembro, o IFBA garantiu vaga para representar o Brasil no mundial de robótica, ROBOCUP, que acontece na Austrália em julho de 2019.

Desde 2014, os estudantes envolvidos nos projetos de Robótica dos professores Andrique Figueirêdo Amorim, Márcio Henrique Alves dos Santos e Armindo Fábio Rocha Costa vêm obtendo resultados expressivos em competições estudantis nacionais e internacionais de Robótica.

Logo na primeira competição, em 2014, realizada em Salvador, o IFBA Jequié obteve a 3ª colocação na Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR. Na etapa nacional, no mesmo ano, foi finalista da OBR realizada em São Carlos – SP.

Em 2015, ganhou o Prêmio Equipe Estreante na etapa regional em Salvador da OBR e teve projetos aprovados na Mostra Nacional de Robótica – MNR. Um deles, o ArmBot, foi premiado com uma Bolsa de Iniciação Científica do CNPq.

Vice-campeão regional da OBR 2016 em Salvador e finalista da etapa nacional da OBR 2016 em Recife – PE, a equipe do IFBA Jequié obteve o melhor resultado até então quando conquistou o vice-campeonato CoSpace Rescue Secondary – Competição Latino Americana de Robótica – LARC 2016 (Recife – PE) e teve projetos aprovados na MNR 2016.

O 3º lugar CoSpace Rescue Secondary na LARC realizada em Curitiba PR em 2017 confirmou que o time do IFBA Jequié estava no caminho certo. Tanto que, naquele ano, na MNR teve mais projetos premiados com Bolsas de Iniciação Científica do CNPq.

Para o professor Andrique, toda essa experiência acumulada e o aperfeiçoamento dos projetos desenvolvidos pelos estudantes do campus Jequié foram determinantes para o prêmio recém-conquistado na etapa Latino Americana de Robótica em João Pessoa – PB.

 

Modalidade Cospace (Rescue Simulation)

Na competição Cospace Rescue existe um ambiente 3D no computador onde os estudantes têm o objetivo de programar um robô virtual que seja capaz de detectar e coletar objetos coloridos no chão, desviar de paredes, obstáculos e armadilhas, localizar as zonas para depósito das cores recolhidas, evitar zonas de redução de velocidade, dentre outros desafios.

A linguagem de programação utilizada por eles é a C# (C sharp). Com esse sistema computacional, é possível criar a lógica de funcionamento do robô, suas funções e ações, a fim de conquistar a maior quantidade de pontos possível.

 

Robocup

A Robocup é a maior competição mundial de robótica que envolve estudantes dos ensinos Fundamental, Médio/Técnico e Superior. Na Robocup, equipes formadas por estudantes de diversos países competem em diferentes ligas (modalidades) que envolvem a construção e programação de robôs físicos e virtuais.

Dentre as principais modalidades da Robocup Junior, destacam-se:Futebol de robôs;Robôs de resgate;Simulações com robôs virtuais e Dança de robôs.

Cada país realiza a sua etapa da Robocup para selecionar as melhores equipes. A Robocup Brazil ocorre anualmente no Campeonato Brasileiro de Robótica - CBR e no Campeonato Latino Americano de Robótica – LARC.

 

Mostra Nacional de Robótica – MNR 2018

Além do prêmio de campeão latino-americano de robótica, o IFBA campus Jequié também se destacou na Mostra Nacional de Robótica – MNR 2018. Nove estudantes dos cursos de Informática e Eletromecânica das formas Integrada e Subsequente, sob orientação dos professores Mário Henrique e Armindo Fábio, apresentaram sete trabalhos inovadores e que poderão ser aproveitados no futuro para facilitar a vida das pessoas em ocasiões diversas:

Os projetos apresentados foram avaliados e poderão concorrer a prêmios e bolsas de iniciação científica do CNPq para 2019.

A MNR é uma Mostra Científica de âmbito nacional com o objetivo de expor e divulgar trabalhos na área de Robótica. A iniciativa visa a estimular e a divulgar a produção de trabalhos científicos e inovações tecnológicas e metodológicas que contribuam para o desenvolvimento das áreas de aplicação do conhecimento através da realização de eventos como Feiras de Ciências ou Mostras Científicas.

O destaque obtido pelos estudantes do campus na área de robótica é o resultado de uma série de ações de estímulo ao desenvolvimento educacional realizadas em diversas instâncias do Instituto, iniciando pela Reitoria que promove a estruturação necessária para a difusão do conhecimento nesta área, passando pela Pró-Reitoria de Extensão, responsável pela aplicação prática dos projetos elaborados pelos professores e seus alunos, a Diretoria do Campus Jequié, gestora dos recursos locais auxiliada pelos Departamentos de Ensino e de Administração e Planejamento, além dos servidores do campus que tornam possível a materialização do sonho desses jovens.

Com todo esse empenho e o acúmulo de bons resultados, os quatro estudantes da equipe Include SunCity estão confiantes na conquista do mundial de Robótica na Austrália em 2019. Por isso, a euforia do campeonato latino-americano já deu lugar novamente à concentração e aos estudos necessários para aperfeiçoar o projeto que será apresentado. Confiantes e ansiosos em participar da maior competição de robótica do mundo, eles se mostram preparados para o maior desafio da vida deles até agora.

Confira as imagens do evento na página no Facebook do Campus.  

 

 

Por Ivan Bezerra - Comunicação Campus Jequié