Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2017 > Universidades para o Mundo acontece na Reitoria

Universidades para o Mundo acontece na Reitoria

por Iali Moradillo publicado: 21/11/2017 14h11, última modificação: 21/11/2017 14h11

Começou ontem (20) e termina hoje (21), na Reitoria do IFBA, o seminário internacional 'Universidades para o Mundo: desafios e oportunidades para internacionalização'.

O evento, organizado pelo British Council, aborda os desafios e oportunidades da internacionalização para as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, com foco no desenvolvimento institucional para a construção de redes globais e sistemas de ensino integrados.

Na mesa de abertura, além do reitor do Instituto, Renato da Anunciação Filho, estiveram presentes: Cyntia Sandes Oliveira (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes); George Sherrif (Foreign and Commonwealth Office -FCO UK/ Consulado Britânico); Julieta Palmeira (Secretaria de Políticas para as Mulheres- Governo da Bahia); Lázaro Cunha (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia -Fapesb) e Martin Dowle (British Council).

Dowle abriu a mesa ressaltando aspectos importantes para a internacionalização das Instituições de Ensino Superior brasileiras, que vão desde questões políticas, financeiras às jurídicas. Em seguida, Anunciação também falou da importância da internacionalização para a rede pública, incluindo os ensinos médio e tecnológico. O reitor informou que o  processo de internacionalização do IFBA ainda está em fase de implantação. “Tivemos resultados importantes com o Ciência sem Fronteiras, mas ainda precisamos abrir mais. Além disso, nesse momento de mudança de currículo internamente,   os estudantes que fazem a mobilidade estudantil trazem novos modelos que abrem as fronteiras para as instituições”, concluiu.

O evento segue até as 17h de hoje e tem como público-alvo reitores, pró-reitores de pós-graduação, pesquisa e relações internacionais, e chefes de  departamentos de língua inglesa. Confira a programação.