Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2017 > Professor de Seabra assina capítulo de livro sobre teoria e análise musical

Professor de Seabra assina capítulo de livro sobre teoria e análise musical

publicado: 23/10/2017 10h37, última modificação: 23/10/2017 12h21

O professor de artes do campus Seabra, Eric Barreto, é um dos autores do livro "Teoria e Análise Musical em Perspectiva Didática", publicação realizada pela Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical (Tema).

O livro reúne artigos que pontuam questões relevantes para o ensino superior em música, no Brasil, do Século XXI, fruto do II Congresso da Tema, que ocorreu em Florianópolis (SC), e contou com a presença dos principais representantes da Teoria e da Análise Musical no Brasil, além de representantes internacionais. Segundo o professor, “a ideia de colocar o ensino de teoria e análise em discussão surge da percepção de que é preciso renovar as concepções, as práticas e os processos que permeiam o ensino de música”.

Eric assina o capítulo “Teoria e análise musical em currículos de universidades brasileiras: desafios epistemológicos e criativos”. O capítulo apresenta questionamentos acerca dos desafios para o ensino em nível superior no contexto brasileiro contemporâneo, equilibrando entre a valorização de experiências brasileiras e tradições que precisam ser superadas. “A sua importância está no fato de pautar o currículo como espaço de problematização dos desafios contemporâneos para as áreas de Teoria e Criação, inseridos no contexto brasileiro. Também contribui por pensar os diversos currículos em diferentes universidades como um sistema que induz formas de produção do conhecimento, reconhecendo que os desdobramentos de teorias da música, no Brasil, estão referenciadas nas experiências de aprendizagem e de produção nas graduações”, explica o docente.  O texto é resultado das atividades desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa em Criação e Educação Musical (GCEM), coordenado por Eric.

A obra foi lançada no “XV Festival de Livros e Autores da UFBA”, que aconteceu no dia 17 de outubro, na  Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Comunicação -Campus Seabra.