Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2017 > PPA reúne servidores e aposentados do IFBA

PPA reúne servidores e aposentados do IFBA

publicado: 27/10/2017 10h11, última modificação: 27/10/2017 10h11

A terceira edição do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) foi encerrada na manhã de hoje, 26 de outubro, no campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).

O curso, iniciado na última terça-feira, 24, homenageou os servidores aposentados com a apresentação musical do servidor Pedro Barreto. A mesa de abertura do evento foi composta por Marília Araújo, representante da Coordenação de Atenção Psicossocial (Copsi) da Reitoria, Albertino Nascimento, diretor do campus Salvador e Renato Anunciação, reitor do IFBA.

“Este evento é o momento de reconhecimento das pessoas que ao longo da história participaram e construíram a instituição. O Instituto Federal da Bahia reconhece essas pessoas como parte de sua história. Nós aposentamos os servidores, friamente, através de um documento. Mas ouvir, conversar com esses aposentados resgata lições e formações que precisamos aprender”, afirma o reitor.

As palestras “Na mão direita um girassol” e “Vou me embora para Pasárgada. O que eu devo levar?” foram realizadas pela administradora Rosana Bagdeve. A programação contou ainda com o analista da 5ª região do Tribunal Regional do Trabalho, Milton Jones discutindo o tema “Previdência: estão rolando os dados... As regras do jogo mudaram?”. Palestra sobre educação financeira, aula prática de ioga e oficina de memória também foram proporcionadas aos participantes do curso.

Assistente em administração há sete anos, Marília Bastos destaca sua participação na oficina de memória: “A oficina foi muito interessante! Cuidar da memória é imprescindível para o nosso futuro”, aponta a servidora.

O programa, que a partir deste ano é itinerante, pretende alcançar servidores e aposentados de outras unidades do IFBA nas próximas edições. “O objetivo do PPA é proporcionar um momento de reflexão sobre as ações que estão sendo realizadas pelos servidores em prol da aposentadoria e da própria carreira. Nós estamos sempre trabalhando e não temos tempo de pensar em aprimoramento, em desenvolvimento das próprias capacidades e habilidades. Esse é um espaço de reflexão para que possamos trilhar nossas perspectivas, nossos projetos e para planejarmos a aposentadoria futura”, explica a coordenadora Marília Araújo.

Jamile Teixeira – Comunicação – Campus Salvador

registrado em: ,