Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2017 > Labprosaud renova acreditação do INMETRO

Labprosaud renova acreditação do INMETRO

por Paulo Araújo publicado: 06/10/2017 11h33, última modificação: 05/01/2018 12h11

O Laboratório de Produtos para Saúde (Labprosaud), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), teve renovada a acreditação recebida do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) para realizar serviços de calibração em instrumentos de medição para radiações ionizantes, voltados para radiodiagnóstico e proteção radiológica.

O laboratório, que faz parte do Polo de Inovação Salvador (PIS), voltou a ganhar o reconhecimento no dia 29 de setembro, após receber a primeira acreditação em 2016, que teve validade de um ano. Assim mantém o título de único laboratório brasileiro que realiza ensaios em protetores contra radiação X. Além de ser único laboratório do país, acreditado no INMETRO, a realizar calibração em medidores de radiodiagnóstico, o Labprosaud também tem exclusividade no serviço na América Latina.

O coordenador do Labprosaud, Marcus Navarro, classificou o resultado como positivo. “Ressalto a imensa importância e responsabilidade social das nossas atividades tecnológicas, pois são os ensaios e calibrações realizados no Labprosaud que contribuem para garantir a segurança dos protetores contra radiação X (Aventais plumbíferos) comercializados no Brasil, bem como a confiança metrológica dos instrumentos utilizados nos controles de qualidade dos equipamentos de mamografia, tomografia, radiografia e Fluoroscopia, dos serviços de saúde em todo o Brasil", afirmou.  A próxima avaliação ocorrerá em julho de 2019.

Leia mais: Labprosaud/IFBA recebe acreditação do INMETRO

Paulo Araújo * - Estagiário sob a supervisão da jornalista Helen Sampaio