Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2017 > IFBA realiza quarta edição do Encontro de Comunicadores

IFBA realiza quarta edição do Encontro de Comunicadores

publicado: 14/09/2017 17h28, última modificação: 15/09/2017 13h11

Aconteceu entre os dias 12 e 13 de setembro, na reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), a quarta edição do Encontro dos Comunicadores (ECOM) da Instituição, organizada pela Diretoria de Gestão da Comunicação Institucional (DGCOM) .

Comunicadores reunidos na reitoria do IFBA

O evento contou com a presença de comunicadores de diversos campi e teve o objetivo de padronizar a comunicação no Instituto. “O IFBA foi criado há poucos anos. É preciso que a gente possa conquistar uma profissionalização melhor. O grande desafio é trabalhar em rede, contando com as especificidades locais. Mas em uma instituição tão diferente, que ocupa a Bahia toda, com 24 campi, não é fácil. Esse é o maior desafio, mas é muito bacana promover um evento como esse, integrar os comunicadores e pensar nos rumos que a comunicação vai ter nos próximos anos”, afirmou a diretora da DGCOM, Liz Rodrigues.

Na mesa de abertura estiveram presentes: o reitor do IFBA, Renato da Anunciação Filho, a diretora da DGCOM, Liz Rodrigues, o diretor da Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação (DGTI),Luiz Machado, e a coordenadora de Memória Institucional, Tassila Ramos.

No primeiro dia, aconteceu uma palestra sobre o uso da marca institucional, que foi conduzida pela coordenadora de programação visual e design da DGCOM, Mariucha Ponte. Com o objetivo de padronizar a produção e publicação de textos jornalísticos, a programação continuou com uma palestra de jornalismo, proferida pela chefe do Departamento de Jornalismo da DGCOM, Helen Sampaio, e as jornalistas do setor, Iali Moradillo e Janaína Marinho.

Mesa de abertura do ECOM 2017

No segundo dia, ocorreu uma palestra sobre o uso de ferramentas básicas do Plone -um sistema de gerenciamento de conteúdo-, ministrada pela diagramadora e coordenadora de conteúdo virtual da DGCOM, Simone Lopes e pelo analista de TI, Valdir Nascimento. Em seguida, a chefe do Departamento de Relações Públicas, Janaína Marinho, e as profissionais de relações públicas, Gisele Paixão e Ana Assunção, apresentaram uma palestra sobre Relações Públicas e Redes Sociais.

O evento contou ainda com a apresentação do Núcleo de Áudio, Vídeo e Imagem (NAVI), realizada pelas profissionais do setor, Laís Andrade, Luize Meirelles e Teresa Bahia e com a discussão sobre a Política de Comunicação do IFBA, conduzida por Liz Rodrigues.

O jornalista do IFBA do campus Jacobina, Henrique Soares, classificou o evento como positivo. “É importante porque reúne os profissionais de comunicação de diversas cidades. A troca de experiências é muito bacana. Acho que a instituição IFBA e a DGCOM estão de parabéns pela iniciativa de realizar esse evento. Eu me sinto muito feliz por estar aqui”, afirmou.

*Estagiário sob a supervisão da jornalista Helen Sampaio - Comunicação Reitoria