Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2017 > IFBA planeja ações para o projeto “Universidade de Verão” em Lauro de Freitas

IFBA planeja ações para o projeto “Universidade de Verão” em Lauro de Freitas

por Helen Sampaio publicado: 15/09/2017 12h55, última modificação: 15/09/2017 12h57

O reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Renato da Anunciação Filho, recebeu ontem (14) na reitoria do IFBA, o assessor da prefeitura de Lauro de Freitas, Paulo Roberto Pola Ribeiro, para tratar de ações para o projeto “Universidade de Verão”, do qual o IFBA é uma das instituições parceiras.

Reunião na Reitoria sobre projeto Universidade de Verão
Reunião na Reitoria do IFBA sobre o projeto Universidade de Verão

Na oportunidade, também estiveram presentes o pró-reitor de extensão, José Roberto de Oliveira, a pró-reitora de ensino em exercício, Jaqueline Souza e representantes da Diretoria de Gestão da Comunicação Institucional (DGCOM) e do Núcleo de Áudio, Vídeo e Imagem (NAVI).

Pola Ribeiro apresentou o projeto, que será desenvolvido em janeiro de 2018, em Lauro de Freitas e contará com uma programação com carga horária estimada de 1.100 horas/aula, composta por conferências, minicursos, oficinas, rodas de saberes, apresentações culturais, dentre outras atividades.

O IFBA sinalizou  apoio à iniciativa em maio deste ano, após participar de uma reunião com representantes de universidades e institutos baianos, momento em que o pré-projeto foi apresentado. A parceria ocorrerá a partir da disponibilização do espaço do campus do IFBA, em Itinga, e da participação da comunidade acadêmica do Instituto. O protocolo de intenções está previsto para ser assinado pelas instituições em outubro, mês em que o edital para participação será divulgado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

“Universidade de Verão” é uma iniciativa da prefeitura de Lauro de Freitas e do Governo do Estado, em parceria com instituições públicas de ensino superior da Bahia. Além do IFBA, entre os parceiros estão: a Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

A iniciativa, que já acontece em outros países, tem o objetivo de propagar conexões democráticas para uma cidade educadora, fomentando o processo de construção de conhecimento e o desenvolvimento de uma cultura de universidade de verão na Bahia. A proposta é atingir o público estimado de 60 mil pessoas, entre integrantes das universidades e da comunidade local.

Leia mais: IFBA discute participação em projeto “Universidade de Verão “em Lauro de Freitas