Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2017 > Estudantes do campus Salvador se destacam em Olimpíada de Biologia

Estudantes do campus Salvador se destacam em Olimpíada de Biologia

por Henrique Soares publicado: 23/11/2017 18h59, última modificação: 23/11/2017 18h59

Sete estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Salvador, se destacaram durante a III Olimpíada Baiana de Biologia. O resultado final foi divulgado na última terça-feira (21).

Os discentes conquistaram duas medalhas, uma menção honrosa e quatro classificações. A premiação será realizada no próximo dia 1º de dezembro, às 19h, no Salão Nobre, da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

A primeira participação dos estudantes do campus na olimpíada ocorreu em 2014, quando cinco deles venceram a competição. Os que concorreram em 2017 enfrentaram provas em agosto. Foram abordados temas como biotecnologia, células, biomas brasileiros e doenças.

Para o professor do campus, Jeferson Coutinho, ao participar das olimpíadas, os alunos passam a se interessar pela disciplina, não apenas em sala. “Eles conseguem fazer conexões mais amplas dentro da área e com as disciplinas, o que contribui para romper os limites historicamente impostos, conduzindo o estudante para uma visão mais holística da biologia e sua integração com outras áreas do conhecimento”, explica o docente.

Isso, comenta Jeferson, gera um efeito positivo que traz influências, inclusive, quando eles saem do IFBA e buscam uma graduação em biologia ou áreas afins, “como é o caso de alguns dos nossos alunos que encararam a competição”.

A Olimpíada Baiana de Biologia é uma atividade de extensão que tem como objetivo incentivar o estudo da biologia. Organizado pelo Instituto de Biologia da UFBA, a competição tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

DISCENTES DO IFBA NAS OLIMPÍADAS DE BIOLOGIA

Gabriel Correia dos Santos – medalhista - técnico em eletrotécnica