Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2017 > Educação de Jovens e Adultos é tema de seminário no IFBA

Educação de Jovens e Adultos é tema de seminário no IFBA

por Paulo Araújo publicado: 20/10/2017 17h35, última modificação: 23/10/2017 11h33

Com o objetivo de discutir temas pertinentes à condição do Proeja , Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos,  nos Institutos Federais da Bahia, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) promoveu nesta semana (nos dias 18 e 19) o Seminário Interinstitucional “Proeja: (Re) Existência e Identidade nos IFs da Bahia” (Sieja 2017), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano).

abertura-do-seminario-sieja.jfif
Mesa de abertura do seminário Sieja

O evento aconteceu na reitoria do IFBA e contou com a participação de cerca de 90 pessoas, entre professores, estudantes e técnicos administrativos dos institutos da Bahia e de Santa Catarina (IFSC), que debateram as temáticas propostas, ministraram palestras e apresentaram experiências exitosas.

A mesa de abertura contou com as presenças do reitor do IFBA,Renato Da Anunciação Filho; da coordenadora de regulação e supervisão de Educação Profissional e Tecnológica da Setec, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Jussara Silva Campos; da pró-reitora de ensino do IFBA, Jaqueline Oliveira; da representante do fórum EJA/BA, Edite Faria e do pró-reitor de ensino do IFBaiano, Maurício de Oliveira Pereira.

Para Jussara, o evento convergiu com as propostas da Setec em relação à ampliação da oferta da EJA.“A retomada do tema Proeja é muito importante para que a ponta também faça esse olhar representativo para esse tipo de oferta. A Setec vem trabalhando o Proeja como uma prioridade estratégica e a Diretoria de Políticas de Regulação, juntamente com a Secretaria de Educação Profissional, tem tocado essa agenda de uma maneira a propiciar uma ampliação da oferta na Rede Federal e a manutenção do que já temos, assim como pensar também alguns aspectos relacionados, como a formação dos docentes e a assistência estudantil”,declarou.

Entre os temas abordados, o perfil e a base de conhecimento dos estudantes que ingressam no programa; o fortalecimento e a criação de políticas públicas, a fim de traçar novos caminhos para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no IFBA; o Programa de Acesso à Permanência dos estudantes do PROEJA nos Institutos Federais; o panorama do programa no IFBA e no IF Baiano; a formação docente e prática pedagógica e a criação de uma Política de Assistência Estudantil.

Apresentação do curso de Saneamento no seminário Sieja
Apresentação do curso de Saneanento do campus Salvador

A pró-reitora de ensino do IFBA classificou a iniciativa como satisfatória. “É o primeiro evento a respeito do programa Proeja, que existe desde 2006. Atualmente, temos oferta de cursos da modalidade em três dos nossos 22 campi. Então, era necessário realizar alguma ação que desse um novo significado ao programa, que se caracteriza pela  integração da educação profissional, de nível médio, na modalidade de EJA e tem uma relevância muito grande, tanto social quanto educacional, que vai trazer essa parcela da população que não teve direito à educação, de volta à escola. Por isso a importância da mobilização do Instituto Federal como um todo, no sentido de fortalecer o Proeja”, pontuou.

Cursos oferecidos

Os cursos do Proeja oferecidos no IFBA são: Segurança do Trabalho, em Santo Amaro, e Técnico em Saneamento, em Salvador. Em Barreiras, a proposta do curso de Técnico em eletromecânica está em fase de conclusão, podendo ser acrescentado à grade de cursos na Instituição.

Estagiário sob a supervisão da jornalista Helen Sampaio

registrado em: , , , ,