Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2017 > Alunos do IFBA ganham Prêmio Inova+Saúde

Alunos do IFBA ganham Prêmio Inova+Saúde

por Henrique Soares publicado: 28/11/2017 16h42, última modificação: 30/11/2017 14h22

Durante a primeira cerimônia de premiação do Inova + Saúde — iniciativa que busca disseminar empreendedorismo e inovação, estimulando novos talentos e reconhecimento a negócios potencialmente inovadores na área da saúde —, que aconteceu na tarde da última sexta-feira (24), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Salvador, teve resultado destacado. O evento aconteceu na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), no bairro de Brotas, na capital.

Entre as 25 propostas submetidas e avaliadas, duas contaram com a participação de professores e estudantes do campus. Elas concorreram na categoria “Tecnologias de apoio ao diagnóstico, tratamento ou prevenção de doenças”, e alcançaram a terceira e quarta colocações.

O trabalho “Xale Famílias Virtuais”, terceiro colocado, ganhou troféu e R$ 1 mil. A proposta contou com a orientação do professor do campus Grinaldo de Oliveira e a participação dos alunos do curso superior em análise e desenvolvimento de sistemas, Enilton de Lima e Mariana Santos.

IMG_20171124_182612678.jpg
Premiação Inova+Saúde

Grinaldo explica que o grupo propôs uma rede social voltada para portadores de doenças crônicas ou condições especiais. “A ideia é que este público tenha acesso a conhecimento, profissionais especializados e contato com outros pacientes que tenham enfermidades semelhantes para troca de experiências”.

O foco da rede, afirma Grinaldo, é disponibilizar através de associados (empresas, instituições e profissionais especializados) a oferta de produtos, locais de assistência e informações para auxiliar o público-alvo da rede. “Na prática, tudo se dará através de um aplicativo de celular, bem como através da navegação tradicional da web. Pacientes com as mesmas condições de saúde podem trocar experiências entre si, uma vez que a rede tem também um propósito de prover a ajuda mútua”, detalha.

Já o trabalho "Ergo", quarto colocado premiado com certificado, foi representado pelo estudante do curso técnico em automação industrial, Leandro Lopes da Silva e contou com a participação dos colegas de curso Pedro Santos e Gustavo Borges. O professor do campus Claudio Reynaldo de Souza foi um dos orientadores do trabalho. De acordo com o docente, o "Ergo" tem aplicação na fisioterapia respiratória.

IMG_20171124_182816264.jpg
Premiação Inova+Saúde

O Prêmio Inova+Saúde é uma iniciativa do IFBA, da EBMSP, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Cimatec), patrocinada pelo banco Santander.

Leia mais: IFBA promove Prêmio Inova+Saúde com instituições parceiras

Por Henrique Soares