Você está aqui: Página Inicial > Institucional > Memorial > Doutor Honoris Causa > Gilberto Gil
conteúdo

gilbertogil.jpg

Sobre

A expressão honoris causa vem do latim e significa “por causa da honra”. O título de doutor honoris causa é diferente daquele recebido pela pessoa que conclui um curso doutorado. A concessão do título honorífico expressa a premissa de que a atuação da personalidade em sua área é tão relevante e honrosa que lhe confere legitimidade para ser considerada doutora.

Trata-se da mais alta honraria concedida por universidades – públicas e privadas - como forma de premiar e reconhecer o empenho de pessoas que se destacam em suas áreas de atuação, independentemente da formação educacional da personalidade homenageada. Há outros dois tipos de títulos que são concedidos pelas universidades. O título de professor honoris causa é concedido a docentes e cientistas ilustres, vinculados ou não à instituição, que tenham prestado relevantes serviços à universidade autora da homenagem.

Ao condecorar Gilberto Gil com a honraria, o Instituto Federal da Bahia reconhece a importância e a excelência da atuação do artista baiano de 80 anos. “É uma grande honra e uma imensa alegria para toda a comunidade IFBA conferir esse título a esse artista magnífico que é Gilberto Gil. A cerimônia de entrega do título de Doutor Honoris Causa a este baiano aplaudido e reverenciado mundialmente estará inscrita como um capítulo especial na história da nossa Instituição, da educação e da cultura da Bahia e do Brasil”, afirma a reitora do Instituto Federal da Bahia, Luzia Mota.

 

INSCRIÇÕES

Serão disponibilizados 700 convites para a comunidade IFBA.

Inscreva-se, pelo SUAP (módulo eventos), de 27 a 31/01/2023 ou até os convites esgotarem.


Servidor(a) - https://suap.ifba.edu.br/eventos/inscricao_publica/67/

Estudantes - https://suap.ifba.edu.br/eventos/inscricao_publica/66/

Ao acessar o SUAP, preencha o formulário de acordo com o perfil: estudante ou servidor/a, inserindo o nome completo e CPF.

No dia do evento, 07 de fevereiro, no Teatro Castro Alves (TCA), será necessário apresentar o ingresso (formato digital) e um documento com foto.

O IFBA reforça que para acessar as dependências do TCA é obrigatório o uso de máscaras de proteção e a comprovação da vacinação contra a COVID-19.