1. Apresentação
Em conformidade com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) do IFBA é o órgão colegiado formado por membros eleitos de todos os segmentos da comunidade acadêmica e de representantes da sociedade civil organizada. Seu objetivo é conduzir os processos de avaliação internos da instituição, bem como a sistematização e o fornecimento de informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), consideradas as diretrizes, critérios e estratégias emanadas da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES).
Tendo em vista as dimensões e a diversidade que caracterizam o Instituto Federal da Bahia, em cada um de seus campi foram criadas Comissões Setoriais de Avaliação (CPAs locais), que desenvolvem as atividades juntamente com a CPA. Em conformidade com o estabelecido pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, a CPA e as CPAs
locais gozam de autonomia em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição.
A Comissão tem como objetivo central fornecer instrumentos de gestão e participação, fortalecendo o Instituto em sua missão e objetivos, bem como no desenvolvimento de uma cultura democrática e participativa.
Contato: cpa.ilh@ifba.edu.br
2. CPA Local – Campus Ilhéus
A CPA Local do Campus Ilhéus foi constituída em 18 de setembro de 2023, cujos membros foram eleitos entre os pares em processo eleitoral interno.
3. Auto-avaliação
3.1. Qual o objetivo da auto-avaliação?
Planejar as ações e reformular as políticas do IFBA para o próximo triênio. Com os resultados dos questionários, cria-se um relatório com os pontos fortes e as fragilidades do Instituto, traçando-se um planejamento.
3.2. Por que contribuir?
As informações orientam as instituições de ensino e balizam construções de políticas públicas visando a melhoria do ensino. Para os estudantes, os dados servem como referência dos cursos e das instituições onde estudam ou pretendem estudar. Também mostram como os egressos estão inseridos no mundo do trabalho e a relação que mantêm com o Instituto após concluir seus estudos. Enfim, possibilita conhecer como o IFBA é visto pela sociedade e como suas ações interferem nas comunidades as quais está inserido.
3.3. Quem pode contribuir?
Estudantes (discentes), egressos, técnico-administrativos/as, professores/as (docentes) e a comunidade externa (como estudantes de cursos de curta duração, a exemplo do Pré-IFBA, cursos Fics, etc). O preenchimento é anônimo. Os formulários são diferentes para cada categoria, com perguntas sobre estrutura, avaliação, assistência estudantil, gestão e outros pontos para aperfeiçoar a atuação do Instituto.
4. Avaliação Externa
É uma etapa que complementa a autoavaliação. Enquanto a autoavaliação ou avaliação interna é conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), a avaliação externa está sob a responsabilidade de uma comissão de avaliadores designada pelo Ministério da Educação (MEC).
A visita in loco avalia a instituição de acordo com as dez dimensões definidas no Sinaes. Para cada dimensão, são estabelecidos pesos específicos, sendo avaliadas as ações institucionais em articulação com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
5. Relatórios
6. Documentos
Regimento da CPA Local, Campus Ilhéus: O Regimento está em elaboração, e após aprovação pelo Conselho de Curso, será publicado.
7. Avaliação Institucional 2023
- Avaliar para desenvolver.
- A autoavaliação será pelo SUAP.
- Toda opinião é importante, especialmente a sua!
A Autoavaliação Institucional é um processo avaliativo contínuo de análise das ações do IFBA, que identifica possibilidades para solucionar dificuldades na execução do seu Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI), além de orientar a tomada de decisão da gestão para a melhoria da qualidade e desenvolvimento da Instituição.
Realizada anualmente, é organizada e conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), pela Comissão dos Campi (CPAs locais), em conjunto com a Coordenação de Avaliação e Sistematização das Informações (CASI) e a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRODIN).
Possui um caráter tanto formativo e participativo, quanto emancipatório, pois, à medida que o IFBA faz a reflexão sobre sua atuação adquire conhecimentos e fortalece as atividades, as ações acadêmicas e administrativas, como também suas políticas afirmativas e inclusivas.
A Autoavaliação tem caráter essencialmente participativo e colaborativo, pois é coordenada pela CPAs, que traz no seu bojo a representatividade dos segmentos do IFBA – discentes, docentes, técnico-administrativos/as (Taes), egressos, comunidade externa, além de entidades da sociedade civil.
É a partir do resultado da Autoavaliação que o IFBA se organiza para atender às demandas da comunidade promovendo melhorias na gestão, seja no processo educacional, no desenvolvimento institucional, nas políticas afirmativas e inclusivas, na introdução de mudanças e reestruturação contínua da nossa instituição. Com os resultados da Autoavaliação, implementam-se novos mecanismos de participação ativa de toda comunidade.
Participe!
Comissão Própria de Avaliação(CPA) – cpa.ilh@ifba.edu.br
8. Participação da Comunidade Externa
QUESTIONÁRIO EGRESSOS
https://forms.gle/nP6P8sHu3xjmeidw5
QUESTIONÁRIO COMUNIDADE EXTERNA
https://forms.gle/xythLUMvF2koZVqn8