Você está aqui: Página Inicial > Campus Ilhéus > Cursos > Graduação > Bacharelado em Administração Pública
conteúdo

Bacharelado em Administração Públlica

Ficha técnica do curso
FormaSuperior
Duração4 anos (8 semestres)
Carga Horária3.120 horas
ModalidadeEAD
Forma de ingressoProcesso Seletivo
Oferta de Vagas320
Portaria AprovaçãoProcesso SEI 23461.000496/2019-1 (em tramitação)


Eventos

Sobre o Curso

O bacharelado em Administração Pública está voltado para a formação de egressos capazes de atuarem de forma eficiente e eficaz no contexto da gestão pública, à luz da ética, buscando contribuir para o alcance dos objetivos e desenvolvimento das organizações governamentais e não governamentais, de forma a possibilitá-las atender às necessidades e ao desenvolvimento da sociedade.

O curso contempla sólida formação nas teorias administrativas e enfatiza o desenvolvimento de competências necessárias ao bom desempenho profissional do gestor público, além de formação generalista, permitindo definir um perfil de administrador moderno, capacitado a planejar, organizar, dirigir e controlar a ação e as políticas públicas nas diversas esferas de poder e de governo.

Perfil do Futuro Profissional (Egresso)

O curso de Administração Pública do IFBA está organizado visando à formação de profissionais com perfil aderente àquele demandado pelas organizações públicas contemporâneas, permitindo, por meio de disciplinas obrigatórias, dos temas contemporâneos da gestão pública, do estágio supervisionado e do TCC, a formação de competências que preparem o egresso para os desafios da gestão pública.

As organizações públicas modernas buscam o administrador generalista, notadamente um agente de mudanças, que gere novos conhecimentos e caminhos para o aprimoramento e o desenvolvimento socioeconômico, político, técnico e cultural. Em outras palavras, um profissional detentor de amplo conhecimento, consciente da contínua necessidade de aprofundamento do tema da Administração Pública e atualização das interfaces entre esta e outras áreas relacionadas, especialmente as afins, sem perder de vista suas correlatas, uma vez que, qualquer que seja o objeto de trabalho, ele estará inserido no contexto integral da sociedade.

Para atender às expectativas da sociedade emergente, o curso de Bacharelado em Administração Pública procura formar profissionais de competência sólida e atual, em condições plenas de atuação eficiente e eficaz, preocupados com a relevância social do produto de seu trabalho, apresentando habilidades para pró-atividade e criatividade; raciocínio lógico, crítico e analítico; visão sistêmica e estratégica para negociações, tomada de decisão, liderança e trabalhos em equipe.

O curso de Bacharelado em Administração Pública proposto pela (IFBA) deverá propiciar formação humanista e crítica de profissionais e pesquisadores, tornando-os aptos a atuar como políticos, administradores, gestores públicos ou assessores no setor público estatal e não estatal, nacional e internacional, e analistas e formuladores de políticas públicas.

Habilidades do Profissional

O curso deverá possibilitar as seguintes competências e habilidades:

I. reconhecer, definir e analisar problemas de interesse público relativos às organizações e às políticas públicas;

II. apresentar soluções para processos complexos, inclusive de forma preventiva;

III. desenvolver consciência quanto às implicações éticas do exercício profissional, em especial a compreensão do ethos republicano e democrático, indispensável à sua atuação;

IV. estar preparado para participar, em diferentes graus de complexidade, do processo de tomada da formulação de políticas, programas, planos e projetos públicos e para desenvolver avaliações, análises e reflexões críticas sobre a área pública;

V. desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com métodos quantitativos e qualitativos na análise de processos econômicos, sociais, políticos e administrativos;

VI. expressar-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e socioculturais, desenvolvendo expressão e comunicação adequadas aos processos de negociação e às comunicações interinstitucionais;

VII. ter iniciativa, criatividade, determinação e abertura ao aprendizado permanente e às mudanças;

VIII. atuar como ator consciente e crítico de sua realidade.

Polos do Curso

  • Brumado
  • Ibicuí
  • Ilhéus
  • Itabuna
  • Itapicuru
  • Jequié
  • Salvador
  • Vitória da Conquista



Calendário do Curso

Em tramitação / ajustes.

Matriz Curricular

Representações Estudantis

Em definição.

Orgãos Representativos

Em definição.

Normas e Regulamentos

Publicações

Aguardando aprovação de novos documentos para publicação.

Contatos

Estamos atualizando a lista de contatos, e criando e-mail’s institucionais para coordenação de curso e tutoria, em breve informaremos.