Você está aqui: Página Inicial > Campus Ilhéus > Comunicados e Notícias > Professores do IFBA coordenam simpósio em evento internacional

Professores do IFBA coordenam simpósio em evento internacional

por CAMPUS ILHEUS publicado 22/11/2021 08h49, última modificação 22/11/2021 08h49

Os professores do IFBA campus Ilhéus Dr. Urbano Cavalcante e Dra. Annallena Guedes, juntamente com a professora Dra Vânia Torga (UESC) coordenaram o simpósio temático intitulado “ Estudos bakhtinianos e pesquisas aplicadas em Linguística: aproximações e contribuições”, no 22º INPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada, promovido pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), entre os dias 08 a 12 de novembro de 2021.

Além de coordenarem a apresentação de 15 trabalhos científicos de autores das mais variadas instituições de ensino superior do Brasil, os professores também fizeram as exposições científicas de suas respectivas investigações.

Nesse simpósio, cujo objetivo foi congregar estudos teóricos, metodológicos e/ou analíticos que: i) explorem os vínculos entre os pressupostos do Círculo de Bakhtin e os debates contemporâneos que vêm ocorrendo no âmbito da Linguística Aplicada e que se proponham a descrever, refletir e analisar os usos da língua(gem) e/em diferentes práticas sociais.  O prof. Urbano apresentou o trabalho intitulado “ANÁLISE DIALÓGICA E COMPARATIVA DE DISCURSOS: APROXIMAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA O ESTUDO DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA “, a Profa. Annallena abordou o trabalho “DISURSO ACADÊMICO ESCRITO: UMA ANÁLISE DOS VERBOS LEXICAIS NO GÊNERO REDAÇÕES ARGUMENTATIVAS" e a Profa. Vânia tratou de “ MEMÓRIA E ESPAÇO BIOGRÁFICO EM ATOS NAS NARRATIVAS LITERÁRIAS CONTEMPORÂNEAS “.

Esse evento constituiu uma excelente oportunidade de divulgação das investigações que os professores vem desenvolvendo, no fortalecimento do grupo de pesquisa “LINDES: Linguagens, Discurso e Sociedade” (IFBA/CNPq), confirmando a relevância do debate e da disseminação do conhecimento científico em tempos de negacionismo e ataques à ciência no nosso país.