Você está aqui: Página Inicial > Campus Ilhéus > Comunicados e Notícias > Professores do Campus Ilhéus realizam publicação no Brasil e na França
conteúdo

Professores do Campus Ilhéus realizam publicação no Brasil e na França

por CAMPUS ILHEUS publicado 23/11/2021 17h40, última modificação 23/11/2021 17h40

Os pesquisadores do Grupo de Pesquisa “LINDES: Linguagens, Discurso e Sociedade” (IFBA/CNPq), Campus Ilhéus, a Profa. Dra. Annallena Guedes e o Prof. Dr. Urbano Cavalcante Filho realizam publicação no Brasil e na França.

A profa. Annallena organizou, juntamente com a Profa Dra Carolina Vianini (UFSJ), a Profa Dra. Marina Morena dos Santos e Silva (IFMG) e a Profa Dra. Patrícia Mara de Carvalho Costa Leite (UFSJ) o livro Ensino de Língua Inglesa no contexto brasileiro: práticas de sucesso publicado pela editora Pimenta Cultural, cujo objetivo foi reunir trabalhos que relatassem práticas pedagógicas exitosas em Língua Inglesa, em diferentes contextos de ensino no Brasil.

Na França, é lançado o livro “Analyse du discours et comparasion: enjeux théoriques et méthodologiques”, com trabalhos de pesquisadores da Université Sorbonne Nouvelle e da Universidade de São Paulo (USP). Nessa obra, publicada pela Editora europeia Peter Lang, o professor Urbano, que também é membro do grupo de pesquisa Diálogo (USP/CNPq), publicou o capítulo “Traces de didacticité dans la vulgarisation scientifique : une analyse dialogique-comparative du discours de Ciência Hoje e de La Recherche”. Tal trabalho, escrito e publicado em francês, foi um dos resultados da pesquisa de pós-doutoramento do professor junto ao Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP).

Essas publicações colaboram com o fortalecimento da pesquisa do nosso instituto, em especial do Grupo de Pesquisa LINDES: Linguagens, Discurso e Sociedade (IFBA/CNPq), do qual os professores são membros pesquisadores efetivos.