Você está aqui: Página Inicial > Campus Ilhéus > Comunicados e Notícias > Professora e ex-aluna do Campus Ilhéus tem Capítulo publicado em Livro
conteúdo

Professora e ex-aluna do Campus Ilhéus tem Capítulo publicado em Livro

por CAMPUS ILHEUS publicado 08/10/2020 19h19, última modificação 08/10/2020 19h26

A professora Dra. Karina Fernanda Travagim Viturino Neves, do Campus Ilhéus e a ex-aluna Hismilei Chaves dos Santos Silva, tiveram Capítulo publicado em Livro. O capítulo apresenta os resultados da pesquisa de Iniciação Científica Júnior (IC JR), denominada “Elementos recentes da geomorfologia da área central do município de Ilhéus” e foi desenvolvida pelas autoras (docente e bolsista) com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).

A pesquisa apresentava duas frentes de investigação: uma geográfica, na qual a bolsista investigava o fenômeno selecionado para o estudo – as transformações recentes na área central de Ilhéus - e outra pedagógica, conduzida pela docente, cujo principal objetivo era refletir sobre o papel da iniciação científica no ensino médio.

A professora Karina Fernanda é Doutora do Programa de Geografia Humana (PPGH) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) (2014-2018), Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Ilhéus e Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2010). Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2007) e Licenciada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Anhanguera (2000) e Técnica em Magistério pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (CEFAM) (1997). 

A ex-bolsista do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-JR PRPGI/IFBA), Hismilei Chaves, é Graduanda em Engenharia Ambiental pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus Itapetinga, pesquisadora de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) e Técnica em Segurança do Trabalho pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) - Campus Ilhéus (2016).  

Esse é um relato de experiência da primeira iniciação científica em Geografia (nível de Ensino Médio) do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Campus Ilhéus.