Você está aqui: Página Inicial > Campus Ilhéus > Comunicados e Notícias > COMUNICADO - Acesso à plataforma para aula remota - Ano letivo 2021

COMUNICADO - Acesso à plataforma para aula remota - Ano letivo 2021

por CAMPUS ILHEUS publicado 15/09/2021 10h38, última modificação 15/09/2021 12h02

Prezadas e Prezados estudantes,

O IFBA Campus Ilhéus informa que a partir de segunda-feira, dia 20/09/2021, iniciaremos o ano letivo de 2021.

As aulas continuarão de forma remota, porém, em uma proposta pedagógica que intercala as atividades disciplinares (componentes curriculares) e atividades interdisciplinares. A plataforma Microsoft Teams será utilizada para os momentos síncronos.

Para os novos estudantes, aqueles que nunca acessaram a plataforma, o acesso é efetuado da seguinte maneira:

Login: matricula@ifba.edu.br

Senha: senha gerada pela CGTI em padrão aleatório. Exemplo (YYtds5543)

Essas senhas, os alunos já cadastrados na plataforma, irão receber através do e-mail que foi cadastrado no momento da matrícula. Será uma mensagem de sistema, da própria Microsoft, pode estar em inglês, mas nela vai conter o seu login matricula@ifba.edu.br e a senha no padrão exemplificado acima.

Caso já tenha acessado a plataforma em momento anterior, o acesso será:

Login: matricula@ifba.edu.br

Senha: a que foi criada por vocês

Salientamos que é de extrema importância que guardem o login e senha para acessar a plataforma. Caso, por algum motivo, os dados de acesso não funcionem, a Coordenação de Gestão da Tecnologia da Informação (CGTI) estará à disposição para realizar a alteração da senha através do e-mail: cgti.ilheus@ifba.edu.br.

No corpo do e-mail a ser enviado, deverão constar as seguintes informações:

• Nome completo;
  • Matrícula;
  • CPF;
  • Turma; e
  • Descrição objetiva do Problema.

Assim que a CGTI renovar/resetar a senha, o(a) estudante deverá, logo no primeiro acesso, alterar a senha, para uma de seu agrado.

A título de segurança a senha deve conter no mínimo:

• 8 caracteres;
  • 1 letra maiúscula;
  • 1 letra minúscula;
  • 1 símbolo;
  • 1 número.

Fique atento as seguintes informações!

• Os estudantes NÃO possuem e-mail institucional. Foi apenas criado um "Apelido" para acesso.
  • Não esquecer que o login é composto pelo número de matrícula e o complemento: @ifba.edu.br
  • Por problemas no servidor de e-mail, a CGTI não consegue receber/enviar mensagens oriundas dos provedores: Hotmail, Outlook e Live.com. Sendo assim, busque outro provedor de e-mail para entrar em contato com a CGTI e os demais setores do IFBA.
  • Na plataforma Teams, as turmas são chamadas de “EQUIPES”, as disciplinas são chamadas de “CANAIS”, os(as) docentes são “PROPRIETÁRIOS” e os(as) estudantes são “MEMBROS”.
  • As turmas de mesmo ano foram reunidas na mesma equipe.
  • os(As) docentes agendarão as aulas/reuniões em cada turma/equipe.
  • Automaticamente, os(as) estudantes de cada equipe visualizarão as aulas/atividades agendadas por cada docente no calendário da sua equipe.

Os primeiros momentos podem ser de aprendizado e uso dos recursos tecnológicos disponíveis, mas esperamos em breve estarmos trabalhando de uma forma muito próxima a realidade presencial, mesmo que de forma remota.

É aconselhado que instalem o APP Microsoft Teams no somputador e/ou tablet/smartphone, assim conseguirão acessar todos os recursos.

O Microsoft Teams também poderá ser acessado diretamente via navegador, porém os recursos são muito limitados.

Contatos:

Coordenação do Curso Técnico em Edificações: edificacoes.ilh@ifba.edu.br