Você está aqui: Página Inicial > Campus Feira de Santana > Notícias > 2021 > Estudante do curso técnico em Edificações apresentará trabalho em evento nacional

O trabalho é fruto de uma oficina realizada no IFBA Feira em 2017.
publicado: 26/05/2021 20h53, última modificação: 26/05/2021 21h11
por Leander Souza

A estudante do curso integrado em Edificações do IFBA Feira de Santana, Flávia Cristina Ferreira, teve seu trabalho aceito pela comissão científica do IV Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia (ENECT), em Campina Grande/PB. O trabalho foi aprovado no início do ano passado, porém a apresentação acontecerá entre os dias 28 e 30 de setembro de 2021, já que o evento (que seria presencial) precisou ser reformulado para acontecer de forma remota, devido ao avanço da pandemia da COVID-19.

Intitulado "Seja um Luthier! Construindo um instrumento musical com a matemática" e orientado pelo professor Me. Osnildo Carvalho, o trabalho da discente surgiu a partir de uma oficina realizada por Flávia Cristina e sua irmã, Flávia Regina Ferreira, do curso de Eletrotécnica, na VI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFBA Feira de Santana – A Matemática Está em Tudo, em 2017, que visou contribuir para a compreensão de elementos da matemática na construção de uma flauta transversal, levando em conta aspectos da sustentabilidade. Foram utilizados tubos PVC e materiais simples de fácil acesso.

O professor Osnildo Carvalho nos conta como foi o processo de escrita do trabalho: “Fizemos uma oficina envolvendo música e matemática e a Flávia Cristina chegou com a proposta de escrever um artigo para esse evento, eu aceitei. (...) Foi bem interessante o empenho dela em escrever. Fizemos quase 6 versões para chegar em um texto interessante para submeter ao evento.”

Flauta de PVC produzida por Flávia Cristina FerreiraFlávia Cristina sempre gostou de escrever e de pesquisar e já teve experiências de escrita de trabalhos científicos com outros docentes do campus Feira de Santana. A estudante nos contou um pouco sobre a contribuição desse trabalho para a sua vida pessoal e profissional: “É muito gratificante ter reconhecimento e incentivo, principalmente depois de ver o resultado. Levando mais para a profissional, a contribuição no enriquecimento do currículo para o ganho de bolsas, (...) conquistas de intercâmbios e experiência em outras línguas. A experiência de ser uma Luthier, ou seja, de construir um instrumento de forma artesanal me trouxe ganhos pessoais incalculáveis!”.

O ENECT é promovido pelo Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) desde 2012. O tema desta quarta edição será “Educação, Ciência e Tecnologia do Século XXI” e contará com palestras, minicursos, oficinas, sessões de pôsteres e comunicações orais, buscando estimular a interdisciplinaridade das áreas de Computação, Engenharia Sanitária e Ambiental, Estatística, Física, Matemática e Química e áreas afins, visando à inovação tecnológica.